Sociedade

Ponte 25 de Abril encerrada e condicionada de sábado para domingo

O acesso a este local é interdito a "todos aqueles que não façam parte das entidades convidadas" Pedro Rocha/Global Imagens (arquivo)

O simulacro tem como objetivo "testar a coordenação e capacidade dos diversos intervenientes na gestão de uma ocorrência significativa nesta infraestrutura".

A circulação rodoviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, vai estar "totalmente encerrada no sentido Norte-Sul e condicionada a uma via no sentido Sul-Norte" na madrugada deste domingo, entre as 01h00 e as 05h00.

Segundo um comunicado enviado às redações pela Lusoponte, os condicionamentos devem-se a um simulacro de segurança a ser realizado neste local.

"A Infraestruturas de Portugal, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública, a Fertagus e a Lusoponte, irá promover na madrugada do próximo domingo, dia 10 de dezembro, um exercício que visa testar o Plano de Emergência Integrado da Ponte 25 de abril", lê-se no documento.

A concessionária aponta que as características desta infraestrutura obrigam "à definição de regras específicas no que respeita à Gestão da Emergência, sendo necessária uma elevada articulação entre as diversas entidades com responsabilidades nesta matéria".

Os trabalhos realizados na madrugada de sábado para domingo terão então como objetivo "testar a coordenação e capacidade dos diversos intervenientes na gestão de uma ocorrência significativa nesta infraestrutura, garantindo o cumprimento dos procedimentos inseridos no Plano de Emergência Integrado".

O acesso a este local é interdito a "todos aqueles que não façam parte das entidades convidadas".

O exercício será conduzido sob a coordenação do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo.

Cláudia Alves Mendes