Desporto

Jogos entre Anderlecht e Standard de Liège sem adeptos visitantes por causa da violência

Quatro jogos entre as duas equipas foram interrompidos nos últimos seis anos Bruno Fahy/AFP

A partida de quinta-feira entre ambas as equipas para a Taça da Bélgica foi interrompido devido a confrontos entre adeptos.

O Anderlecht e o Standard de Liège decidiram esta segunda-feira que os encontros entre ambas as equipas não vão ter adeptos visitantes até pelo menos ao final da próxima época. A decisão foi tomada em consequência dos vários casos de violência entre dois dos mais titulados clubes na Bélgica.

"Pelo menos até ao final da época 2024-2025, não será permitida a presença de adeptos visitantes nos jogos entre o Standard e o RSC Anderlecht", escrevem os dois clubes, num comunicado conjunto publicado no site da equipa de Bruxelas.

Os confrontos entre as duas equipas nos últimos seis anos foram interrompidos em quatro ocasiões. Os problemas recentes começaram em 2017, numa partida para a Taça da Bélgica que teve de ser interrompido temporariamente. Pior aconteceu numa partida do play-off do campeonato belga dois anos depois, já que a partida terminou mais cedo. O mesmo aconteceu no ano passado, num jogo para a liga. Na última quinta-feira, o encontro para a Taça também esteve interrompido temporariamente.

"O que deveria ter sido um dos momentos altos do futebol belga revelou-se frequentemente uma desilusão para os adeptos nos últimos anos", lê-se no comunicado.

Os dois clubes afirmam que estes episódios sucedem-se "apesar das medidas de segurança elaboradas". Para a maioria dos adeptos a rivalidade é "saudável", mas os jogos têm sido estragados por culpa de "um grupo pequeno de adeptos de ambos os lados".

"Por conseguinte, os dois clubes acordaram fazer um período de reflexão", revelam.

E concluem: "Ambos os clubes lamentam profundamente esta decisão e estão conscientes de que ela afetará também alguns dos adeptos mais bem intencionados e leais, mas querem enviar um sinal forte de que a violência não tem lugar dentro e à volta de um estádio de futebol."

Devido aos incidentes de quinta-feira, onde os adeptos entraram em confrontos físicos e arremessaram cadeiras e outros objetos, a Real Federação Belga de Futebol deve punir ambos os clubes, que podem ser obrigados a jogar à porta fechada.

Rui Oliveira Costa com AFP