No Fórum TSF, onde o convidado foi o candidato, Manuel Alegre sublinhou que a questão do BPN vai manter-se ao longo da campanha eleitoral até que as dúvidas estejam esclarecidas.
Esta manhã no Fórum da TSF esteve o candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda, Manuel Alegre, que assegurou que quer debater questões políticas de fundo durante a campanha a Belém, mas considera que a polémica BPN é um caso de interesse público.
Por isso não vai desistir até obter esclarecimentos do actual Presidente da República sobre a venda das acções, que detinha no banco.
«Lamento que isto tenha acontecido. Ele continua a não responder, a não esclarecer, e não estando esclarecido o problema permanece», justificou.
Manuel Alegre está determinado em conseguir chegar à segunda volta, apesar de sublinhar que não é um político profissional como Cavaco Silva, assume-se como alguém que abraçou a política como uma causa nobre.
«Assume a política como uma causa nobre e necessária. Não sou é demagogo, nem faço aquilo que vi fazer durante muito tempo e parece que deixou uma herança no país», sublinhou.
O candidato presidencial definiu as questões sociais como um tema prioritário, considerando que um Presidente da República tem que fazer cumprir a Constituição.
Deste modo, Manuel Alegre sublinhou as diferenças entre a sua candidatura e a de Cavaco Silva. «Dou a garantia de que comigo na Presidência da República vou defender os serviços públicos que são necessário ao país. E Cavaco Silva, pelas suas convicções e visão neoliberal destas questões, não dá essa garantia».
Questionado sobre o caso das escutas a Belém, Manuel Alegre considera que o Chefe de Estado não podia ficar calado.
«Acho isto um dos factos mais graves do mandato de Cavaco Silva porque ou havia algum fundamento, então ele devia ter actuado, ou não havia fundamento nenhum e isto foi uma 'inventona'», declarou.
Para Manuel Alegre, a Justiça e a Corrupção são temas fundamentais, afirmando que um Presidente da República tem que fazer com que a justiça funcione.
Se for eleito, Manuel Alegre garantiu que não vai tolerar injustiças sociais.
Manuel Alegre prometeu visitar os concelhos mais atingidos pelo desemprego, justificando que um Presidente não governa mas pode estimular caminhos a seguir.
Amanhã [sexta-feira], o convidado do Fórum TSF será Cavaco Silva.