Desporto

Rafa foi cabeça de cartaz na festa de fim de ano. Benfica vence Famalicão

José Sena Goulão/EPA

Veja os golos. O internacional português marcou um e assistiu para os outros dois.

Há quem festeje o ano que passou e quem celebre a chegada do novo ano. Há quem faça as duas coisas ao mesmo tempo. Mas se é benfiquista e preferir a primeira, Rafa deu um festival esta sexta-feira. O Benfica venceu o Famalicão no Estádio da Luz por 3-0 na 15.ª jornada da I Liga e saltou provisoriamente para a liderança do campeonato.

O internacional português foi decisivo no primeiro tempo ao assistir Arthur Cabral para o primeiro golo, marcou o segundo no segundo tempo e ainda foi a tempo de voltar a oferecer um golo a Musa.

Roger Schmidt não pôde contar com os argentinos Otamendi e Di María. O defesa está castigado e o extremo foi autorizado a prolongar as férias de Natal. Tomás Araújo foi titular no centro da defesa ao lado de António Silva e Tiago Gouveia rendeu Di María.

A primeira oportunidade do jogo aconteceu aos seis minutos. Morato cruzou rasteiro da esquerda e Rafa rematou ao lado da baliza de Luíz Júnior.

No lance seguinte, Francisco Moura cruzou da esquerda do ataque famalicense e Cadiz cabeceou por cima.

O Famalicão tentou, e durante vários minutos conseguiu, equilibrar o jogo, mas o golo surgiu mesmo no lado benfiquista do marcador. João Neves desequilibrou com um grande pormenor, fez um passe para Rafa correr na profundidade e o 27 do Benfica cruzou rasteiro para a pequena área, onde Arthur Cabral antecipou-se para fazer o primeiro da partida.

O marcador não voltou a mexer até ao apito para o intervalo. No regresso para o segundo tempo, o Famalicão apareceu mais pressionante e tentava provocar erros aos adversários em zona subida.

E a maior acutilância famalicense esteve perto de dar frutos aos 54 minutos. Otávio isolou Théo, mas Trubin fez uma grande mancha e evitou o golo visitante. O lance também acabaria invalidado por fora de jogo.

Trubin voltou a ser salvador logo a seguir. João Neves falhou o passe, Moura deu logo para Chiquinho e o extremo, na cara do guarda-redes do Benfica, não conseguiu o empate.

O Benfica ameaçou com um remate forte de Arthur Cabral defendido por Luíz Júnior, mas o Famalicão voltou a estar perto do empate aos 65 minutos, com um Théo Fonseca a receber e rematar dentro da área, para defesa de Trubin

Aos 71 minutos, o Famalicão esteve mais perto do que nunca do golo. Zaydou recebeu a bola à entrada da área e disparou forte de pé esquerdo ao poste da baliza do Benfica. Trubin estava batido.

A pressão era minhota, mas foram os lisboetas a marcar. No minuto 85, João Mário deu para Rafa, a bola seguiu para Guedes que cruzou para Musa. O croata devolveu para Rafa que, sozinho na área, rematou para o 2-0.

Logo a seguir, novamente num contra-ataque rápido, Rafa e Musa inverteram os papéis. O português isolou e o croata fechou de vez as contas.

A partida terminou pouco depois com a vitória das águias. O Benfica sobe assim ao primeiro lugar provisório da Liga e fica à espera do que vai fazer o Sporting no sábado frente ao Portimonense.

Onze do Benfica: Trubin, Aursnes, António Silva, Tomás Araújo, Morato, João Neves, Kökçü, Tiago Gouveia, João Mário, Rafa e Arthur Cabral.

Onze do Famalicão: Luíz Júnior, Nathan, Mihaj, Otávio, Moura, Zaydou, Topic, Gustavo Sá, Théo, Chiquinho e Cadiz.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Jurásek, Guedes, Chiquinho, Musa, Florentino, Gustavo Marques, Gerson Sousa e Hugo Félix.

Suplentes do Famalicão: Zlobin, Lacoux, Gustavo Assunção, Justin, Afonso Rodrigues, Liimatta, Dobre, Aguirregabiria e Pablo.

Rui Oliveira Costa