Desporto

Leões avançados até à liderança. Sporting vence em Portimão

Carlos Vidigal Jr./Global Imagens

Veja os golos. Gyökeres e Paulinho jogaram juntos na frente e deram a vitória ao Sporting.

Paulinho juntou-se a Gyökeres no onze e nas decisões. O Sporting venceu este sábado o Portimonense por 2-1, na 15.ª jornada da I Liga, e voltou à liderança do campeonato.

Não foi a primeira vez, mas também não é comum Gyökeres e Paulinho jogarem juntos na frente e foram os dois que decidiram a partida. Gyökeres abriu o marcador no início da segunda parte. Filipe Relvas ainda empatou, mas Paulinho apareceu no momento certo para garantir o triunfo leonino de calcanhar.

Os leões tomaram conta da bola desde o primeiro segundo, mas circulava em torno da área do Portimonense sem criar perigo. O único remate, feito por Gyökeres, entrou na baliza de Vinicius, mas o lance já estava parado por falta de Paulinho.

No outro lado, a equipa da casa criou real perigo perto dos 20 minutos. Cruzamento tirado da esquerda, Adán sacudiu mal e Guga rematou forte, mas por cima da baliza leonina.

Os leões mantiveram até ao final da primeira parte a dificuldade em ameaçar a baliza algarvia, não tendo qualquer ocasião clara de golo nos primeiros 45 minutos.

Se na primeira parte não conseguiu ter oportunidades, a segunda começou com uma. Edwards cruzou da direita e Paulinho ganhou de cabeça aos centrais, mas o remate foi à figura de Vinicius.

O avançado português desperdiçou duas boas oportunidades a seguir, mas quem não desperdiça é Gyökeres. Pedro Gonçalves faz um passe de rutura para a área e, nas costas dos centrais, o sueco chega para desviar a bola da ação de Vinicius. Inaugurado o marcador em Portimão.

O problema dos leões é que o empate chegou pouco depois. Aos 68 minutos, Gonçalo Costa bateu um livre na direita e Filipe Relvas, vindo de trás, antecipou-se aos defesas do Sporting e fez o 1-1.

Os leões arriscaram tudo e quem quase aproveitou foram os algarvios. Carlinhos isolou Hélio Varela, mas o remate foi cortado por Eduardo Quaresma.

Contudo, no lance seguinte, marcaram os leões. Jogada pelo lado esquerdo do ataque do Sporting, Morita cruzou rasteiro e Paulinho desviou de calcanhar. A bola ainda bate num defesa e entra na baliza de Vinicius.

Hélio Varela voltou a fazer estragos na defensiva leonina e isolou-se mais uma vez, mas Adán impediu que o caboverdiano conseguisse novo empate na partida.

Com os algarvios totalmente balaceados para o ataque, o Sporting quase aproveitou para ter mais tranquilidade. Gyökeres deixou Paulinho sozinho na área, mas o português rematou por cima da barra.

O jogo terminou logo a seguir. O Sporting conquistou os três pontos e voltou a ultrapassar o Benfica para fechar o ano na liderança do campeonato.

Onze do Portimonense: Vinicius, Alemão, Pedrão, Relvas, Guga, Dener, Lucas Ventura, Gonçalo Costa, Hélio, Carlinhos e Jasper.

Onze do Sporting: Adán, Neto, Diomande, Matheus Reis, Geny, Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Edwards, Paulinho e Gyökeres.

Suplentes do Portimonense: Nakamura, Ricardo Sousa, Seck, Ronie Carrillo, Estrela, Luan, Kim, Igor Formiga e Alcobia.

Suplentes do Sporting: Israel, Essugo, Trincão, Bragança, Esgaio, Quaresma, Chico Lamba, Afonso Moreira e Diogo Travassos.

Rui Oliveira Costa