Vida

Jovens: 20 mil já confirmaram presença no protesto da "geração à rasca"

Mais de 20 mil pessoas confirmaram até hoje, através do Facebook, que vão participar no protesto da "geração à rasca", agendado para 12 de Março em Lisboa e Porto, «fruto da frustração de muita gente».

Na página do Facebook da iniciativa, o apelo é lançado aos «desempregados, 'quinhentoseuristas' e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal!».

O movimento, que se afirma «apartidário, laico e pacífico», protesta pelo direito ao emprego e à educação, pela melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade, pelo «reconhecimento das qualificações, competência e experiência, espelhado em contratos e salários dignos».

A iniciativa está marcado para a Avenida da Liberdade, em Lisboa, e Praça da Batalha, no Porto, mas a organização tem sido contactada «por muitas pessoas que pretendem desenvolver o protesto» noutras zonas do país.

É o que acontece, por exemplo, em Ponta Delgada, nos Açores, onde um grupo de cidadãos está a convocar uma "Manifestação da geração à rasca" para o mesmo dia, nas Portas da Cidade.