Notícias Auto

Ford C-Max é o Carro do Ano 2011

Ford C-Max

É uma estreia para a Ford em Portugal, o C-Max é o novo Carro do Ano, sucede ao VW Polo.

Ao fim de 27 edições, chegou a vez da Ford. A estreia da marca da oval azul neste troféu, surge com o monovolume compacto C-Max, que conquistou a maioria dos votos entre os 18 jurados, e venceu o Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal.

O Ford C-Max conseguiu ultrapassar as diversas fases de escolha, primeiro passando de um lote inicial de 21 candidatos para o grupo dos finalistas, e depois derrotando modelos como o Opel Meriva, o Citroën C3, ou o Nissan Juke na votação final.

O Ford C-Max conquista o título graças a vantagens em áreas como a qualidade de construção, funcionalidade, composição da gama, comportamento dinâmico e relação preço/equipamento. O monovolume da Ford sucede, já se disse, ao VW Polo, e é o regresso desta classe ao Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal depois da vitória do Citroën C4 Picasso em 2007.

A escolha foi feita por um júri de jornalistas, de publicações especializadas em automóveis, e de órgãos de comunicação social generalistas, e surge depois de mais de três meses de ensaios dinâmicos, e duas fases de votação.

O troféu Volante Verde foi para o eléctrico Nissan Leaf; o título de Personalidade do Ano foi entregue à Volkswagen Autoeuropa, e o vencedor do prémio Piloto do Ano 2010 é Armindo Araújo, que assegurou há dias lugar no WRC (Campeonato do Mundo de Ralis), num dos estreantes MINI.

Nas diferentes categorias, a BMW é a grande vencedora, arrecadando três troféus, para os Série 5 Berlina e Touring, e ainda para o novo X3.

Outros galardões atribuidos:

Monovolume do ano: SEAT Alhambra 2.0 TDI 140cv

Executivo do ano: BMW 520d Sedan

Carrinha do ano: BMW 520d Touring

Familiar do ano: Skoda Yeti 1.6 TDI Experience

Utilitário do ano: Citroën DS3 HDI 110

Sport Chic Todo-o-terreno do ano:BMW X3 20d xDrive

Desportivo do ano: Peugeot RCZ 1.6 THP 200cv