Economia

Route 25 testa com sucesso condução autónoma em Aveiro

DR Roiute 25

Com rede 5G pública, testado sistema de reação do veiculo em tempo real, num projeto que reúne entidades públicas, privadas e académicas, com o objetivo de transformar a forma como nos movemos no espaço urbano, através da integração de sistemas inteligentes, redes privadas e veículos autónomos

Os primeiros testes realizados esta semana usaram rede 5G da NOS e já permitem à operadora de telecomunicações confirmar sucesso na série de demonstrações públicas de condução autónoma iniciadas em Aveiro e agora pretende fazer novos ensaios noutras cidades do país, tendo por base, tecnologia mobile edge computing (MEC), no âmbito do consórcio Route 25.

Os testes terão já demonstrado como é que um veículo autónomo, neste caso, um modelo de Volkswagen Arteon Shooting Brake, consegue reagir em tempo real a informação recebida de uma câmara ligada à rede 5G, processada localmente através dessa tecnologia designada de MEC.

Ao detectar um obstáculo, o software transmitiu o alerta ao carro, que imobilizou a marcha e retomou o percurso assim que verificou que a via estava livre, esclarece ainda a Diretora de Transformação Tecnológica e Projetos de Inovação na NOS, que “para estes testes, estamos a usar a rede 5G pública que temos, o que significa que quer a rede, quer a tecnologia que temos neste momento, já suportam serviços para mobilidade autónoma. Carlos Botelho adianta ainda que “estamos também a testar o MEC, pioneiro no país, que permite um processamento de dados mais próximo do local onde são gerados e um tempo de resposta instantâneo, algo essencial para a condução autónoma.”

Esta experiencia permite à empresa concluir que a rede 5G publica e a nova tecnologia já suportam serviços para mobilidade autónoma, integrando este consórcio, designado Route 25, liderado pela Capgemini, mas que junta parceiros públicos, privados e académicos num objetivo comum de transformar a mobilidade urbana, através da integração de sistemas inteligentes, redes 5G privadas e veículos autónomos vai agora realizar mais testes deste género em várias cidades do país.

A expetativa é que num futuro próximo a condução autónoma permita ao condutor delegar tarefas ao veiculo, desde o controlo de velocidade, a escolha de faixas de rodagem, direções, estacionamento automático, ou travagens e alertas de risco de colisão.

Ana Maria Ramos