Sociedade

Tudo em nome da mobilidade sustentável: Tiago Cação retoma missão de percorrer todos os municípios portugueses em bicicleta

Tiago Petinga/Lusa

O ultramaratonista em bicicleta reiniciou esta sexta-feira o Projeto 278, que teve de suspender devido a um problema de saúde

Tiago Cação retomou esta sexta-feira, pelas 07h00, em Guimarães, o Projeto 278. A iniciativa, inicialmente agendada para o dia 2 de junho deste ano, teve de ser suspensa devido a uma pneumonia bilateral do atleta: "Comecei o projeto em junho, mas tive de suspender por motivos de saúde. Mas, entretanto, trabalhei para recuperar, agora estou recuperado e é para retomar", explica à TSF Tiago Cação.

O ultramaratonista em bicicleta conta que o objetivo do "Projeto 278" baseia-se em "percorrer os 278 municípios e entregar uma carta com dez recomendações sobre políticas de mobilidade urbana".

Temos cidades desenhadas principalmente para o carro, o espaço público é dedicado para o carro. Temos de pensar em novas formas de mobilidade, mais sustentáveis, mais amigas do ambiente. Na verdade, são fáceis de executar e que os municípios devem seguir. Na verdade, eu não estou a inventar nada, há vários estudos e vários exemplos que foram realizados noutras cidades

Tiago Cação sublinha a necessidade de "devolver um pouco do espaço público às pessoas, aos piões, aos transportes públicos, às bicicletas". 

Ao passar pelos municípios, Tiago vai entregar a carta: "Chego a uma câmara e entrego a carta. Sei que em algumas não vou conseguir entregar ao presidente, até pela hora a que vou chegar, o presidente pode não estar, mas deixo a carta. Sei que vai ser lida."

Em período de "pré-autárquicas", diz que se trata de um "despertar de consciências e é bom que entre no debate político".

É uma transformação que está a ser feita um pouco por toda a Europa e, mais uma vez, em Portugal, continuamos um pouco atrasados em relação a essa matéria, até pelas questões climáticas

A ideia foi inspirada em outras políticas ambientais: "Surgiu de uma viagem em Manchester, fiquei completamente chocado com a transformação que a cidade viveu. Um dos berços da revolução industrial, estava tudo menos à espera que tivesse uma cidade amiga do ambiente, sem trânsito, que havia um respeito da comunhão entre os transportes públicos e os peões, fiquei completamente chocado. Então quando cheguei Portugal pensei que deveria fazer alguma coisa e tive a ideia do projeto."

O Projeto 278 retomou esta sexta-feira, às 07h00, em Guimarães, e a última paragem do dia vai ser em Ovar. O objetivo é fazer entre 200 e 250 quilómetros por dia.

Durante todo o percurso o atleta vai ser acompanhado pelo realizador belga Ryan Le Garrec, que vai fazer um documentário sobre a iniciativa.

Inês Morais Monteiro