Mundo

Nova frota humanitária parte rumo a Gaza com centenas de pessoas a bordo, incluindo três portugueses

Orietta Scardino/EPA

De Portugal, além da líder bloquista, Mariana Mortágua, integram a flotilha a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte

Uma nova frota humanitária, com cerca de 50 barcos e centenas de pessoas a bordo, incluindo a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua e mais dois portugueses, parte este domingo de Barcelona em direção a Gaza.

A Global Sumud Flotilla pretende ser a “maior missão de solidariedade da história" com o território palestiniano, com a participação de ativistas, políticos, artistas ou outras figuras públicas oriundas de 44 países.

De Portugal, além da líder bloquista, integram a flotilha a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte.

A viagem até Gaza deverá demorar perto de duas semanas, sendo os principais objetivos levar ajuda humanitária e “desafiar o cerco ilegal que as forças israelitas mantêm” sobre o enclave.

TSF/Lusa