Sociedade

Dominado fogo na serra do Alvão em Vila Pouca de Aguiar

Rui Manuel Fonseca (arquivo)

“Os meios terrestres foram importantes, mas os meios aéreos também deram um apoio importante e conseguiu-se fechar o perímetro na sua totalidade”, explicou o comandante dos bombeiros

O incêndio que lavra desde as 10h00 desta quinta-feira na serra do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, foi dominado pelas 17h50, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros.

“Está o incêndio dominado a esta hora”, afirmou Hugo Silva, que garantiu que os meios se vão manter no terreno em trabalhos de rescaldo e atentos aos pontos quentes e a reativações.

Este foi, explicou, “um combate difícil devido ao vento forte e à orografia e ao fumo”.

“Os meios terrestres foram importantes, mas os meios aéreos também deram um apoio importante e conseguiu-se fechar o perímetro na sua totalidade”, salientou Hugo Silva

O comandante explicou que a “chama ativa que é visível já não sai do perímetro previsto” e, por isso, o incêndio entrou em fase de resolução.

O alerta para o fogo foi dado pelas 10h00, junto à aldeia de Pinduradouro, na freguesia do Alvão, numa zona de mato rasteiro e de combustível fino, o que ajudou a rápida propagação das chamas.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e proteção Civil (ANEPC), pelas 18h00 estavam mobilizados para este incêndio 224 operacionais, 67 viaturas e sete meios aéreos.

A serra do Alvão integra os concelhos de, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Vila Real e Mondim de Basto, tendo sido atingida nestes dois últimos concelhos por um outro incêndio que deflagrou sábado e entrou em resolução na manhã de quarta-feira.

Lusa