É a justificação dada pelo Ministério da Educação. Ouvido pela TSF, Filinto Lima vinca que espera "de facto isso se concretize"
Os resultados das provas nacionais do ensino básico de Matemática e Português só serão divulgados na quarta-feira, um dia depois da data estipulada devido a "dificuldades técnicas" na correção, segundo o Ministério da Educação.
As pautas definitivas dos alunos do 9.º ano deveriam ter sido afixadas esta terça-feira, mas durante todo o dia as escolas estiveram a aguardar a chegada dos resultados das provas finais que, afinal, só serão enviados na quarta-feira.
"O atraso na afixação das pautas deve-se a dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico. Essas dificuldades estão restringidas a um número residual de classificações de provas, que estavam ainda por concluir no momento previsto para envio dos resultados às escolas", refere o Ministério da Educação, Ciência e Inovação em resposta à TSF.
No mesmo comunicado, o ministério liderado por Fernando Alexandre adianta ainda que "decidiu não divulgar os resultados dos alunos de forma faseada", para "preservar a integridade do processo de avaliação, assegurando a "igualdade entre alunos" no acesso à informação.
Ouvido pela TSF, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse desconhecer "o motivo deste atraso", mas espera que o Ministério da Educação esclareça concretamente o que aconteceu.
O júri nacional de exames, tal como ontem, disse-nos que amanhã as classificações iriam chegar às escolas, mas amanhã é durante todo o dia... É de manhã, é de tarde, nós não sabemos a que horas chegarão, na verdade, essas classificações.
Filinto Lima lamentou a "ansiedade" que o Ministério da Educação está a criar nos pais e nos alunos, que já só querem saber "que aproveitamento" tiveram nas provas.
"Há expectativa de que seja amanhã, eu espero que de facto isso se concretize", frisou.