Mundo

Sismo de magnitude 6,7 atinge as águas do sudeste da Indonésia

Localizada no Anel de Fogo do Pacífico e situada sobre falhas na crosta terrestre, a Indonésia sofre cerca de sete mil sismos por ano, embora a grande maioria seja de baixa intensidade Daniel Mihailescu/AFP (arquivo)

Não há vítimas ou danos materiais a registar

Um sismo de magnitude 6,7 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira as águas das ilhas Tanimbar, no sudeste da Indonésia, sem causar vítimas ou danos materiais, segundo as autoridades locais.

O sismo ocorreu às 14h49, hora local (05h49 em Lisboa), a cerca de 180 quilómetros a noroeste de Tual, uma cidade com mais de 90 mil habitantes, e a 376 quilómetros a sudoeste de Fakfak, uma cidade com quase 20 mil habitantes, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

Este abalo, localizado a uma profundidade de cerca de 65 quilómetros, não disparou um alerta de tsunami, de acordo com o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA, que monitoriza a região.

Localizada no Anel de Fogo do Pacífico e situada sobre falhas na crosta terrestre, a Indonésia sofre cerca de sete mil sismos por ano, embora a grande maioria seja de baixa intensidade.

TSF/Lusa