Câmara municipal quer aumentar a sensibilização da comunidade para a redução e reutilização de resíduos.
A valorização de resíduos pode ser feita através do seu aproveitamento e da sua incorporação em novos produtos. Esta é uma das estratégias que várias entidades estão a seguir em algumas das iniciativas que incluíram no Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
A Câmara Municipal de Águeda criou o "Valoriz@r-te: Projeto de Intervenção Urbana" para aumentar a sensibilização da comunidade para a redução e reutilização de materiais através de instalações de arte urbana feitas a partir de resíduos. O vereador Edson Santos sublinha que esta é uma forma "didática e pedagógica de dar a mostrar às pessoas que há lixos que têm valor, e que esse lixo pode entrar na economia e voltar a ter uma utilidade para muita gente".
O responsável salienta que, com este programa, a autarquia quer "valorizar e criar estes ciclos, para que os produtos tenham uma duração maior e sejam reaproveitados", e não sejam logo deitados para o lixo. Edson Santos dá o exemplo de uma intervenção feita "em margens dos rios de Águeda, em que foram feitas limpezas e recolhidos vários tipos de lixo". Depois, os resíduos foram reaproveitados e disponibilizados a escolas através de um projeto de arte urbana do município. O resultado são "instalações de arte que estão em exposição e já fazem parte de um roteiro de arte urbana" do município.
Além de Águeda, também a Câmara Municipal de Penacova tem um programa de reaproveitamento de resíduos através da separação dos materiais MDF e aglomerados nos monos recolhidos juntos dos munícipes. Os materiais separados são posteriormente entregues para produção de estilha com o objetivo de serem incorporados em novos materiais MDF e aglomerados. Já a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria vai promover a recuperação no terreno de matérias plásticas usadas na agricultura. Depois, os resíduos seguem para reciclagem e são reutilizados na produção de outros produtos do portefólio pela empresa Tecfil.
A EcoX está a desenvolver um programa de economia circular, denominado Green Grease, para os estabelecimentos do setor HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés) e entidades públicas. O programa consiste na recolha de óleo alimentar usado, na sua transformação em detergentes e no fornecimento dos mesmos aos produtores deste resíduo. Esta é uma medida importante na hotelaria e na restauração, já que este é um setor que gera muitos desperdícios e resíduos alimentares. Ao mesmo tempo, tem também uma componente inovadora porque recorre a um produto criado a partir da valorização de um resíduo ambientalmente nocivo.