Mundo

Israel lança "ataques precisos contra alvos militares no Irão". Explosões ouvidas em Teerão

Abedin Taherkenareh/EPA

"Em resposta a meses de ataques contínuos do regime do Irão contra o Estado de Israel, as Forças de Defesa de Israel estão neste momento a conduzir ataques precisos contra alvos militares no Irão", anunciam as Forças de Defesa de Israel

Israel lançou na madrugada deste sábado ataques precisos contra alvos militares no Irão. Foram reportadas explosões em Teerão.

"Em resposta a meses de ataques contínuos do regime do Irão contra o Estado de Israel, as Forças de Defesa de Israel (FDI) estão neste momento a conduzir ataques precisos contra alvos militares no Irão", escrevem as Forças de Defesa de Israel no X.

De acordo com a televisão estatal iraniana, citada pela Reuters, foram ouvidas explosões na capital do país, Teerão, e na cidade vizinha de Karaj. A televisão estatal síria afirmou que também foram ouvidas explosões em Damasco.

De acordo com a agência estatal síria SANA, um ataque aéreo israelita visou algumas instalações militares no centro e sul da Síria. As forças de defesa aérea sírias intercetaram mísseis lançados por Israel “a partir da direção dos Montes Golã sírios ocupados por Israel e dos territórios libaneses” e abateram alguns deles, acrescentou a SANA.

As forças israelitas afirmam que "o regime do Irão e os seus representantes na região têm atacado implacavelmente Israel desde 7 de outubro - em sete frentes - incluindo ataques diretos a partir de solo iraniano", alegando que "como qualquer outro país soberano do mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder".

E as FDI deixam um aviso: "As nossas capacidades defensivas e ofensivas estão totalmente mobilizadas. Faremos tudo o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel."

De acordo com a Fox News, citada pela Reuters, a Casa Branca foi notificada pouco antes do início do ataque israelita.

“Entendemos que Israel está a realizar ataques contra alvos militares no Irão como um exercício de autodefesa e em resposta ao ataque de mísseis balísticos do Irão contra Israel a 1 de outubro”, disse à Reuters o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Sean Savett.

A agência noticiosa semioficial iraniana Fars afirma que várias bases militares a oeste e sudoeste de Teerão foram alvo de ataques de Israel.

Notícia atualizada às 02h06

Rui Oliveira Costa