Há dias assim, em que acordamos com a ideia fixa de um prato e pomo-nos a caminho para satisfazer o capricho de o saborear. A vila de Nelas, perto de Viseu, tem um pequeno templo gastronómico que se torna forçoso frequentar logo desde a primeira experiência. Dá pelo nome de Bem-Haja, o cumprimento beirão que vai direto ao coração.
Isabel Pires Paula é a feliz proprietária e a chef oficiante. Herdou dos seus avós o Hotel Pantanha, em Caldas da Felgueira, e explora com eficácia as óbvias sinergias entre ambas as casas. Quando se entra no restaurante, a atmosfera é tranquila e de imediato somos abordados pela biónica Cláudia Morais para dar início à jornada à mesa. Imediatamente peço três pastéis de massa tenra de consistência crocante e sabor primoroso.
Os peixinhos-da-horta e o suculento carpaccio de bacalhau também vêm para a mesa. Há uma profusão de entradas que sabem sempre bem, especialmente quando a viagem foi longa. Devemos conter-nos, pelas delícias que nos estão reservadas. São belíssimos os filetes de polvo com migas, ponto de cozedura perfeito e muito sabor. Faz-se aqui um bacalhau no forno com crosta de queijo Serra da Estrela de que mesmo o mais renitente fica a gostar.
A açorda de gambas é suave e brilhante nos temperos e texturas, graças a uma seleção criteriosa de ingredientes. Se gosta de bife tártaro, é o prato de carne indicado para si. Se não for o caso, entregue-se aos rojões à moda da casa ou ao canónico entrecosto com arroz de carqueja. Único é também o esparregado de feijão-verde, que as mãos e o talento da chef Isabel declinam como ninguém. A escolha de vinhos é abundante e variada, obviamente especializada na região do Dão.
O final da refeição é composto por um buffet de sobremesas de recorte doméstico - caso, por exemplo, da célebre serradura, pudim molotov ou mousse de chocolate - ou de outras mais exigentes em termos de confeção, caso do toucinho do céu, bolo de chocolate e pudim de ovos. No tempo das castanhas ou dos figos, o receituário doceiro reconfigura-se, o prazer é todo nosso. Um Bem-Haja a quem nos dá tanto prazer!