Mundo

Habitantes do Norte da Faixa de Gaza sobrevivem com ração de animais e arroz

As pessoas têm escavado o solo para aceder a condutas de água, que utilizam para beber e se lavarem Jack Guez / AFP

Quem vive no isolado Norte de Gaza está a ficar sem comida.

Os habitantes do isolado Norte de Gaza estão a ficar sem comida, uma vez que os comboios de ajuda têm sido proibidos de entrar. Alguns recorrem à moagem de alimentos de animais em farinha para sobreviver, mas mesmo esses stocks estão agora a diminuir, contaram alguns dos residentes à BBC.

As pessoas também disseram que têm escavado o solo para aceder a condutas de água, que utilizam para beber e se lavarem. Perante este cenário, as Nações Unidas alertaram para o facto de a subnutrição aguda entre as crianças de tenra idade no Norte ter aumentado drasticamente, estando agora acima do limiar crítico de 15%.

Durante o mês de janeiro, mais de metade das missões de ajuda humanitária da ONU no Norte de Gaza tiveram os acessos negados e falam de uma interferência crescente das forças israelitas na forma e nos locais onde a ajuda é distribuída.

Mahmoud Shalabi, assistente médico local em Beit Lahia, confirmou que as pessoas andam a moer grãos utilizados para a alimentação animal em farinha, mas que até isso agora está a esgotar-se.

"As pessoas não estão a encontrar no mercado. Atualmente não está disponível no Norte de Gaza e na cidade de Gaza", garantiu Mahmoud Shalabi.

Cátia Carmo