Lifestyle

Migas e açordas com assinatura na mesa da Herdade do Rocim

A Herdade do Rocim, no Alentejo DR

Um trio de chefes alentejanos vai elaborar, na Herdade do Rocim, em Cuba, três jantares exclusivos. Migas e açordas alentejanas, harmonizadas com vinhos daquele produtor, são as protagonistas

Na Herdade do Rocim, entre Cuba e Vidigueira, no Baixo Alentejo, junho, o mês do solstício, é de celebração à mesa, honrando a tradição e riqueza gastronómicas da região.

‘Migas, Açordas e Companhia’ é a designação de um mini ciclo de três jantares, com caráter exclusivo, elaborados por igual número de criativos chefes alentejanos: Joaquim Almeida (Évora), João Mourato (Portalegre) e João Engana (Beja).

O desafio, igual para todos, lançado no sentido de elaborarem para os jantares dos dias 8,15 e 21 de junho uma ementa que enaltecesse a rica gastronomia alentejana, foi aceite com entusiasmo.

A migas e açordas, as tradicionais sopas de pão, são parte da essência de uma culinária herdada dos tempos de penúria, elaborada com criatividade em que se conseguia fazer muito com recurso a pouco.

Da tradição à contemporaneidade

O programa arranca com o ‘chef’ Joaquim Almeida, natural de Évora, que propõe «um menu mais tradicional», em que se destacam a açorda de coentros com ovo de codorniz e as migas de bacalhau.

No sábado seguinte, dia 15, será a vez do ‘chef’ bejense João Engana apresentar «uma visão mais contemporânea» da gastronomia alentejana.

A encerrar, no dia 21 de junho, para celebrar em toda a essência o solstício de verão, o ‘chef’ João Mourato, um portalegrense de gema, apresentar «fusão de estilos e cozinhas» numa abordagem “on fire”.

Cada menu será constituído por quatro momentos, harmonizados com os vinhos de reconhecida e premiada qualidade do vasto e diversificado portefólio do Rocim, uma herdade com 120 hectares de área, cujo enoturismo continua a afirmar-se como referência na região. Nos recentes prémios da Associação Portuguesa do setor, foi o vencedor da categoria Inclusivo.

As reservas para os jantares, com o valor de 65€ por pessoa, devem ser efetuadas através do e-mail: enoturismo@herdadedorocim.com.

António Catarino