Mundo

Portugal recebeu cerca de 2600 novos de pedidos de asilo no ano passado

Em 2018 o ACNUR restabeleceu presença em Portugal Leonardo Negrão / Global Imagens

Nos últimos anos, cerca de 75% dos novos pedidos de asilo foram apresentados dentro do território português

Portugal recebeu cerca de 2.600 novos pedidos de asilo no ano passado, sendo as principais nacionalidades a Gâmbia, o Afeganistão e a Colômbia, revelou hoje a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

"No final de 2023, existiam em Portugal cerca de 1.300 requerentes de asilo, 3.800 refugiados e beneficiários de proteção subsidiária e 59.400 titulares de proteção temporária", precisou a organização no relatório de tendências globais de 2024.   

Nos últimos anos, cerca de 75% dos novos pedidos de asilo foram apresentados dentro do território português e 25%  na fronteira aérea, principalmente no aeroporto de Lisboa.

A mesma fonte sublinhou que em 2018, vinte anos depois de encerrar os seus escritórios, o ACNUR restabeleceu presença em Portugal. 

Com três funcionários no terreno, o Gabinete Regional para a Europa em Genebra coordena as atividades em Portugal.  

O ACNUR em Portugal centra-se na advocacia e apoia autoridades e instituições não governamentais na prestação de proteção. Também fornece formação, apoio técnico e aconselhamento em questões de asilo e refugiados. 

Lusa