Sociedade

Chuva forte acompanhada por trovoadas atinge Algarve e Baixo Alentejo esta sexta-feira

A meteorologista Maria João Frada prevê para esta noite uma situação mais tranquila Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

Os distritos de Évora e Faro vão estar sob aviso amarelo, mas o alerta pode aumentar a partir de sexta-feira devido à chuva forte

O Algarve e o Baixo Alentejo vão ser afetados por um "novo agravamento do estado do tempo" esta sexta-feira, com “períodos de chuva, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas”. Os distritos de Évora e Faro vão estar sob aviso amarelo.

Depois de uma breve pausa, há mais chuva no horizonte, desta vez para a região do Alentejo e do Algarve no final desta semana.

Até às 16h00 desta quarta-feira, a Proteção Civil contabilizava mais de 2500 ocorrências devido à queda de árvores, inundações, estadas cortadas, causadas pela passagem do ciclone Kirk.

O Norte de Portugal foi especialmente afetado, assim como a Galiza, sendo que o tempo tem dado agora sinais de tréguas.

A meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê para esta noite uma situação mais tranquila, com a diminuição da intensidade do vento.

“Neste momento estamos com uma situação calma, o vento já diminuiu muito, as rajadas já são pouco significativas. Em relação à precipitação, também ocorrem alguns aguaceiros, de um modo geral, fracos, nas ruas de Norte e Centro. Amanhã vamos ter um dia pacífico em termos de vento, com vento fraco, eventualmente alguns aguaceiros mais prováveis até meio da tarde e nas regiões do norte e centro”, explica, em declarações à TSF.

Depois da passagem do ciclone Kirk, que trouxe muito vento, agora chega a chuva, ao Sul do país. Os distritos de Évora e Faro vão estar sob aviso amarelo, mas o alerta pode aumentar a partir de sexta-feira devido à chuva forte.

Maria João Frada admite ainda que o alerta se possa também estender a outros distritos do Algarve e Baixo-Alentejo.

“A partir do dia 11 temos novo agravamento do estado do tempo, a iniciar-se pela região sul, nomeadamente pelo Baixo Alentejo e Algarve”, afirma, acrescentando que estão previstas, para estas regiões, “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas e que se deverão prolongar”.

Cláudia Alves Mendes