Política

Cavaco Silva junta-se à campanha da AD no último dia em Lisboa

Cavaco Silva e Luís Montenegro Gerardo Santos / Global Imagens

O apoio de Aníbal Cavaco Silva a Luís Montenegro é inequívoco há muito. O abraço final chega nesta sexta-feira, em Lisboa.

O antigo Presidente da República vai dar o apoio final a Luís Montenegro no fim da campanha. É o próprio Luís Montenegro quem o deixa subentendido em entrevista à TSF, que vai para o ar esta sexta-feira de manhã: "Estou muito orgulhoso por poder ver, no final da campanha, que o meu partido inteiro esteve comigo".

O apoio de Aníbal Cavaco Silva a Luís Montenegro é inequívoco há muito. Não só nas intervenções públicas que teve de crítica feroz ao governo - e até lidas no PS como "azedume" -, mas também na defesa do atual líder da AD. O abraço final chega nesta sexta-feira, em Lisboa.

Ainda o dia das eleições estava longe, corria o mês de maio de 2023, quando Cavaco Silva foi até ao encontro dos Autarcas Social-Democrates defender o atual líder. "Luís Montenegro tem mais experiência política do que eu tinha quando eu subi a primeiro-ministro em 1985, e está tão ou mais bem preparado do que eu estava", disse Cavaco Silva.

Num esforço por mostrar um partido unido, Luís Montenegro tem trazido todos os antigos líderes à campanha. Faltou Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, mas quase que se cruzaram na Bolsa de Turismo de Lisboa, não fosse o episódio do ataque com tinta e o "encontro" teria acontecido com câmaras e microfones para registar o momento.

Faltava então saber quando é que Cavaco Silva se junta à campanha e foi isso que a TSF questionou ao próprio Luís Montenegro: No final da campanha teremos Aníbal Cavaco Silva connosco? "Vou responder-lhe com algum humor dizendo o seguinte: estou muito orgulhoso de ter tido o meu partido inteiro comigo".

Portanto, não quer responder se Cavaco Silva se junta esta sexta-feira à tarde? "Eu acho que já disse tudo. Estou muito orgulhoso por poder ver, no final da campanha, que o meu partido inteiro esteve comigo". Para bom entendedor...

Cavaco Silva junta-se, então, à caravana da AD, bem como Manuela Ferreira Leite, no último dia de campanha.

Filipe Santa-Bárbara