A líder da Comissão Europeia deverá ouvir uma afirmação do compromisso de Portugal com os valores europeus.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen recebe esta quinta-feira, o primeiro-ministro indigitado, Luis Montenegro, que se desloca pela primeira vez a Bruxelas, após as eleições portuguesas, que deram a maioria à Aliança Democrática.
O encontro terá lugar no edifício Berlaymont, sede do executivo comunitário. E, ao que a TSF apurou, servirá para Luis Montenegro expressar à presidente da Comissão Europeia o compromisso de Portugal com os princípios fundamentais da União Europeia, com o valores da democracia e do Estado de Direito.
A reunião acontece a poucas horas da cimeira europeia, e ainda antes da Cimeira do Partido Popular Europeu, a família política europeia à qual pertencem Ursula von der Leyen e de Luis Montenegro.
Este é a segunda vez que a presidente da Comissão Europeia recebe formalmente Luis Montenegro e a primeira oportunidade para uma reunião, no dia a seguir a ser indigitado pelo presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa.