Sociedade

Três feridos graves e três ligeiros em abalroamento de carro na linha ferroviária do Algarve

Miguel Pereira da Silva / Global Imagens (arquivo)

As vítimas estão a ser assistidas. São todos jovens e de nacionalidade holandesa

Seis feridos, três deles graves, é o resultado do acidente na Linha Ferroviária do Algarve. São todos jovens e de nacionalidade holandesa. Seguiam na viatua que foi abalroada, esta sexta-feira de manhã, pelo comboio que seguia na zona de Silves, conta à TSF o comandante Richard Marques, sub-regional do Algarve da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Resultou desde abalroamento seis feridos, sendo que três foram considerados graves e três foram considerados leves pelas equipas médicas do Instituto Nacional de Emergência Médica no local. Estamos a falar de cidadãos de nacionalidade holandesa com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos, sendo que são três homens e três mulheres e todos eles ocupantes do veículo de sete lugares que foi abalroado. No comboio seguiam 24 passageiros, todos ilesos. Foram prontamente transferidos para um autocarro, numa operação a cargo da CP. Sendo que um destes 24 passageiros tinha mobilidade reduzida, pelo que foi acionado um veículo específico para garantir o transporte, até aos respetivos destinos, destes passageiros do comboio", contou Richard Marques.

Dois dos feridos graves foram transportados de helicóptero para o hospital de Faro. Os restantes foram de ambulância e distribuídos pelas unidades de Faro e Portimão.

O acidente ocorreu numa zona perto da estação de Poço Barreto, em Silves, numa passagem de nível sem cancela ou guarda e a circulação de comboios ainda está interdita.

A Linha do Algarve está interrompida esta sexta-feira de manhã após o embate entre um veículo ligeiro e um comboio na passagem de nível de Poço Barreto, no concelho de Silves.

"A linha continua encerrada ao tráfego ferroviário porque o material circulante está limitado na sua mobilidade e, portanto, a Infraestruturas de Portugal está a procurar ultrapassar estes problemas técnicos e do próprio comboio que, logo após serem resolvidos, será reposta a permeabilidade da linha e o fluxo de trânsito ferroviário será, entretanto, reposto. Mas para já entre Silves e Alcantarilha a linha continua encerrada", informou o sub-regional do Algarve da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No local do acidente estiveram 15 veículos e 37 operacionais.

"No socorro estão envolvidos os bombeiros de Silves e Lagoa, bem como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Guarda Nacional Republicana (GNR)", acrescentou.

Notícia atualizada às 12h30

TSF/Lusa