Lifestyle

Prato do Dia: Tempo, Braga

DR

Fica no bonito e central bairro de Braga da Quinta da Capela o restaurante Tempo, que tive o prazer de descobrir há pouco tempo. Trata-se de um lugar muito especial, com uma diversidade de pratos que impressiona, sobretudo quando nos damos conta de que é o chef Hugo Teixeira que comanda toda a operação culinária.

Vanguardista e arrojado nas suas criações, está a conseguir cativar clientela firme entre os mais conservadores. Cito apenas os mais recentes lugares por onde passou, Casa da Calçada em Amarante, Romando em Vila do Conde, e finalmente na sua casa em 2021, a que deu o nome de Tempo e que tem múltiplas interpretações possíveis. Quer recuperar aromas e memórias de pratos tradicionais portugueses e impor-lhes a sua própria assinatura.

Na impressionante e opulenta garrafeira, repousam referências vínicas dos melhores anos de cada marca. E a frescura dos ingredientes utilizados na cozinha é ponto de honra do chef, que está prestes a completar quarenta anos.

Na sugestiva secção inaugural da ementa é proposta a kakiage de legumes e camarão, espécie de tempura mista de fritura imaculada e sem qualquer excesso de gordura, e um genial tártaro de carne servido em tosta de brioche que ficou na memória. Excelente e apurada a cataplana de peixes e marisco, caldo perfeito a transportar-nos para a beira-mar.

Se como eu é fã de filetes de polvo aproveite para provar os que aqui se fazem, seguramente vão distinguir-se dos demais em sabor e técnica. Vai ficar muito bem também com o bom pescado que o chef empresta à competente grelha deste Tempo, com a devida assessoria, preparada a seu gosto. Se, por outro lado, é carnívoro convicto, esperam-no belíssimos exemplares de picanha, vazia, t-bone e tomahawk, processados a gosto.

Para a doce terminação da refeição, fica a sugestão do copioso pudim Abade de Priscos ou das gulosas rabanadas com gelado de citrinos. Há um novo motivo para visitar a cidade dos arcebispos.

Fernando Melo