A Autoridade Nacional de Proteção Civil registo 448 ocorrências, das quais 140 foram na região da Grande Lisboa.
Um fenómeno de vento muito forte no estuário do rio Tejo está a ser analisado pelo IPMA que procura verificar se foi um minitornado. O fenómeno meteorológico levou à queda de várias coberturas e estruturas localizadas em municípios na margem do maior rio do país.
"Registámos um fenómeno extremo de vento que está a ser analisado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Um fenómeno que ocorreu no estuário do Tejo, tendo afetado alguns municípios que ficam na margem do estuário do Tejo e temos relatos de alguns danos associados a coberturas de edifícios, quedas de algumas árvores e de algumas infraestruturas, nomeadamente postes", explica à TSF Pedro Araújo, comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
No geral, a proteção civil registou 448 ocorrências em todo o país, das quais 140 foram na Grande Lisboa.
"Estamos a falar maioritariamente de ocorrências associadas ao vento forte que se tem feito sentir para um total de 198 quedas de árvores e 85 quedas de estruturas e ainda da precipitação que localmente se fez sentir, precipitação forte, que totalizou 85 intervenções e ainda 53 ocorrências associadas à limpeza de vias", explica o comandante.
Segundo Pedro Araújo, apesar o fenómeno extremo de vento e das muitas ocorrências, não há feridos: "Não, até ao momento não temos reporte de qualquer vítima, de qualquer ferido, associado a estas ocorrências de condições meteorológicas adversas."