Política

Livre pela continuidade: Rui Tavares cabeça de lista em Lisboa, Jorge Pinto pelo Porto e Muacho por Setúbal

Arquivo

A líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, aparece logo atrás de Rui Tavares, no segundo lugar da lista pelo círculo eleitoral de Lisboa

Um ano depois das últimas eleições, os simpatizantes e militantes do Livre apostam na continuidade. Ao que apurou a TSF, a segunda volta das eleições primárias do partido (pela primeira vez exclusiva a militantes) determinou que Rui Tavares volta a ser o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, o deputado Jorge Pinto repete o lugar pelo Porto e Paulo Muacho segue a tónica em Setúbal.

A líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, aparece logo atrás de Rui Tavares, no segundo lugar da lista pelo círculo eleitoral de Lisboa. E Filipa Pinto (que chegou a ser deputada em substituição) ocupa o mesmo posto pelo Porto.

A professora universitária Patrícia Gonçalves ocupa o terceiro lugar pelo círculo eleitoral de Lisboa, à frente do assessor parlamentar Tomás Cardoso Pereira. No Porto, a médica Raquel Pichel é a terceira da lista.

O candidato do partido às eleições europeias, Francisco Paupério, que falhou a eleição para Bruxelas, concorreu às primárias para entrar na Assembleia da República, mas ficou longe dos lugares elegíveis: é o sexto por Lisboa. Rui Tavares foi o candidato às primárias que contou com um maior número de votos, com quase seis mil pontos.

O Livre conta com quatro deputados (dois por Lisboa, um pelo Porto e um por Setúbal), embora nas eleições legislativas de 2024 tenha ficado a poucas centenas de votos de eleger um terceiro parlamentar pelo círculo de Lisboa.

Francisco Nascimento