Sociedade

Chuva vai continuar, mas termómetros devem atingir os 25 ºC até sexta-feira

Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à chuva e vento.

A chuva vai continuar, mas as temperaturas vão subir até sexta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que os termómetros atinjam os 25 ºC nas vésperas do fim de semana. 

À TSF, a meteorologista Cristina Simões explica que a chuva vai cair, em especial, no Norte e Centro do país. 

“Espera-se uma subida gradual do valor das temperaturas até sexta-feira, sempre a subirem gradualmente todos os dias, o que faz com que na sexta-feira já tenhamos temperaturas bastante elevadas, até 24/25 ºC ao longo de todo o território continental”, afirma. 

Ainda assim, "prevê-se a passagem de algumas superfícies frontais durante esta semana. Nesta terça-feira à tarde, deverá passar uma, afetando especialmente as regiões Norte e Centro”, sublinha Cristina Simões. 

O vento será “mais intenso no litoral e nas terras altas”. “Ao passar a frente, teremos um pós frontal com ocorrência de alguns aguaceiros. Não é uma situação muito severa que obriga a emissão de avisos. No entanto, temos sempre ao longo da semana alguma precipitação, especialmente no Norte e Centro”, acrescenta. 

Os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à chuva e vento, enquanto Aveiro está apenas sob alerta de precipitação. 

Os alertas para os cinco distritos do Norte são válidos entre as 12h00 e as 18h00 desta terça-feira. 

O aviso amarelo devido à chuva, que abrange Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Aveiro, aponta para "períodos de chuva, por vezes forte e persistente". 

Já o aviso amarelo devido ao vento, que não abrange o distrito de Aveiro, alerta para a previsão de "vento forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h, podendo chegar a 95 km/h nas terras altas". 

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. 

Carolina Quaresma