Lifestyle

Raia é rainha de festival na Figueira da Foz

DR

Na Figueira da Foz, cidade com uma ligação umbilical ao mar, o peixe e o marisco frescos são a base da gastronomia, em que a raia é um dos símbolos e dá o mote, de 12 a 21 de abril, para mais uma edição de saboroso festival.

A raia, peixe que se identifica com a história da Figueira da Foz, vai estar em destaque em 11 restaurantes da cidade - A Cantarinha; A Ver o Mar; Bijou; Caçarola Dois; Caçarola-1; Casa Marquinhas; Restaurante dos Armazéns; Kamone Bar e Petisqueira; Lota Nova; Muralha Chafarica e Pep's – cujas ementas são elaboradas para divulgar, neste festival, um dos peixes mais apreciados na região.

Na rica diversidade da cozinha tradicional, a raia é uma das especialidades mais arreigadas aos costumes figueirenses e que proporciona saborosos petiscos: raia de pitau; raia enxambrada; caldeirada de raia; raia à lagareiro; bôla de raia, raia frita ou panada fazem a delícia dos apreciadores.

Uma receita centenária

A raia com molho de pitau é um dos pratos que podem ser saboreados na cidade onde o Mondego abraça o Atlãntico.

A receita, em que o fígado da raia é elemento essencial na preparação do molho e dá caráter ao cozinhado por se tratar de um peixe cartilaginoso, remonta aos finais do século XIX.

Na época, já fazia as delícias dos banhistas que afluíam à esplendorosa Praia da Claridade e hoje continua em lugar destacado entre os pitéus mais apreciados.

Mais festivais programados: dos búzios ao bacalhau

O 33.º Festival de Peixes da Figueira da Foz é o segundo deste ano promovido pela Associação Figueira com Sabor a Mar.

Para o presidente Mário Esteves, a raia é um dos peixes que permite «muitos e verdadeiros pitéus» desafiadores da criatividade dos chefes.

De acordo com aquele responsável, muito ativo na defesa e promoção da tradição culinária da Figueira da Foz, «é preciso, nos tempos que correm, desenvolver a nossa gastronomia para reforçar a oferta gastronómica na região».

O calendário de iniciativas congéneres promovidas por aquela dinâmica associação, prosseguirá com o Festival dos Búzios (10 a 19 de maio); Festival da Sardinha (21 a 30 de junho); Festival das Caldeiradas (6 a 15 de setembro e, por último, como é tradição já com o Natal no horizonte, o Festival do Bacalhau e seus derivados (15 a 24 de novembro).

Tudo com sabor a mar. Na Figueira da Foz.

António Catarino