Política

Ministério da Justiça esclarece: Governo vai instalar "inibidores de drones" em Vale de Judeus

Nos últimos cinco anos foram apreendidos 8425 telemóveis nas prisões portuguesas Nuno Brites

Em resposta à TSF, o Ministério tutelado por Rita Júdice adianta que, em articulação com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, vai também existir um sistema inibidor de sinal de telemóvel

O Ministério da Justiça esclareceu, esta sexta-feira, que vai instalar um "sistema inibidor de drones" no estabelecimento prisional de Vale de Judeus.

Segundo escreve o Diário de Notícias, o Ministério da Justiça decidiu que a prisão de onde fugiram cinco reclusos em setembro vai testar drones e inibidores de sinal de telemóvel. No entanto, em resposta à TSF, o Ministério tutelado por Rita Alarcão Júdice explica que, em articulação com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o que vai existir é um sistema inibidor de drones, além de um sistema inibidor de sinal de telemóvel.

O Ministério da Justiça, em articulação com a DGRSP, decidiu ainda dar início à instalação de inibidores de sinal de telemóveis e de drones, através de um projeto piloto a executar no EP de Vale de Judeus.

Na mesma nota, é confirmado igualmente que a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, "mandatou a DGRSP para dar início ao procedimento para a elaboração do projeto de construção de duas torres".

A Polícia Judiciária anunciou na quinta-feira a captura dos últimos dois fugitivos de Vale de Judeus, encontrados em Espanha.

Já em janeiro, a ministra da Justiça tinha revelado que o Governo ultimava um concurso para a instalação de inibidores de sinal de telemóvel, num investimento de dez milhões de euros.

Nos últimos cinco anos foram apreendidos 8425 telemóveis nas prisões portuguesas.

Ana Sousa