O trânsito, ao quilómetro 94 da A8, no sentido norte-sul, está agora condicionado, já que apenas é possível circular pela faixa da esquerda
O trânsito na A8, junto a Alfeizerão, concelho de Alcobaça, está condicionado na sequência de uma colisão rodoviária. O comandante do Comando Sub Regional do Oeste adianta à TSF que o acidente fez sete feridos ligeiros, seis são crianças.
Um autocarro escolar, que transportava 41 pessoas — 37 crianças e quatro adultos (três professores e o motorista) —, caiu numa ravina depois de um camião ter embatido na traseira do veículo.
"Tratou-se de uma colisão entre dois veículos pesados: um veículo pesado de mercadorias embateu na traseira do veículo pesado de passageiros que tinha a particularidade de transportar crianças. Deste acidente resultaram sete feridos leves", avançou à TSF o capitão Ricardo Vieira, da GNR de Leiria.
As crianças, que terão entre nove e dez anos e frequentam um colégio de Coimbra, iam fazer uma visita escolar ao Parque dos Dinossauros da Lourinhã. Três das vítimas foram transportadas para a urgência de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste e as restantes aguardam ser encaminhadas para terem assistência hospitalar.
Os restantes ocupantes do autocarro escolar foram transportados para o quartel dos bombeiros de São Martinho do Porto, para serem sujeitos a uma “segunda avaliação” pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.
O trânsito, ao quilómetro 94 da A8, no sentido norte-sul, está agora condicionado, já que apenas é possível circular pela faixa da esquerda.
"A via vai continuar cortada na sua via direita e central, circulando o trânsito apenas pela via esquerda. Com o desenrolar dos trabalhos vamos ter de manter este corte para segurança dos operacionais e, assim que a autoestrada estiver totalmente reaberta, iremos comunicar", explica Ricardo Vieira.
Questionado pelos jornalistas no local do acidente, o comandante dos Bombeiros de São Martinho do Porto, Emanuel Souto, confirma que foi o camião que embateu no autocarro e adianta que "tudo indica" que o autocarro estava a cumprir "o que era indicado por lei". Como os ferimentos são ligeiros, é possível assumir que todas as crianças seguiam com o cinto de segurança.
O comandante revela igualmente que havia um outro autocarro escolar com crianças do mesmo colégio, mas estes terão seguido caminho.
No local estiveram empenhados 73 operacionais, 33 veículos e um meio aéreo. Entre os meios de socorro no local, esteve também uma equipa de psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica a dar assistência às vítimas.
Os meios de socorro começaram a ser chamados para a ocorrência pelas 09h50.
Última atualização às 13h12 desta sexta-feira