O jornalista tinha 53 anos.
Morreu este domingo, em Lisboa, Pedro Cruz, ex-diretor-executivo da TSF, vítima de doença prolongada. A informação foi confirmada à TSF pela família. O velório realiza-se este domingo a partir das 23 horas, em Aveleda, Vila do Conde. Já o funeral está marcado para as 16h00 de segunda-feira, Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim.
Pedro Cruz formou-se na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Trabalhou em rádios locais e foi jornalista da TSF, da SIC e do Diário de Noticias.
Desempenhou várias funções de coordenação, nomeadamente na TSF, onde foi diretor-executivo entre setembro de 2021 e setembro de 2023.
O jornalista da TSF Artur Carvalho partilhou com Pedro Cruz a redação do Porto na década de 90 e recorda-o agora como alguém que tinha o dom da palavra dita.
Numa reação na rede social Facebook, Paulo Rangel mostrou-se "consternado e triste" e recorda Pedro Cruz como um jornalista "amável e criterioso, humana e profissionalmente uma pessoa de exceção". "Pedro Cruz era e será o jornalismo como vocação", escreveu, endereçando "condolências à família e aos jornalistas portugueses".
No discurso de encerramento do Congresso do CDS, Nuno Melo também enviou as condolências à família de Pedro Cruz. "Faleceu um grande profissional da comunicação social", afirmou, acrescentando que a comunicação social é uma "parcela fundamental dos regimes democráticos”.
Na SIC, Pedro Cruz foi subdiretor de informação e no grupo Global Media desempenhou o cargo de diretor de inovação.
O diretor de informação da SIC, Ricardo Costa, lembra o jornalista que se destacava pelas reportagens no terreno, apesar de ter tido funções de coordenação.
Aos 11 anos, já queria ser jornalista. Foi também durante muitos anos repórter e editor nesta Rádio e na SIC. Contou aos ouvintes e aos telespetadores como são as guerras e como as pessoas vivem as guerras.
Foi um dos primeiros jornalistas portugueses a chegar à Ucrânia, poucas horas depois da invasão russa, em 2022. Por lá ficou durante um mês e por lá aprendeu o hino do país.
O ex-diretor-executivo da TSF partilhou a experiência de três décadas de jornalismo como professor em Braga, na Universodade Católica Portuguesa.
Pedro Cruz tinha uma opinião política muito incisiva, a qual transmitia na SIC, primeiro, depois na TSF e mais recentemente na CNN Portugal. E ainda numa coluna semanal que assinava na TSF e no Diário de Notícias.
Notícia atualizada às 15h58