Política

Dalila Rodrigues demite diretora artística do CCB na última hora no Governo

António Pedro Santos/Lusa

Dalila Rodrigues demitiu a diretora artística para as Artes Performativas e Pensamento do Centro de Cultural de Belém. À TSF, Aida Tavares conta que soube que foi afastada por telefone, por volta das 17h00 desta quarta-feira

Quando já sabia que não ficava com a pasta da Cultura, Dalila Rodrigues demitiu a diretora artística para as Artes Performativas e Pensamento do Centro de Cultural de Belém (CBB), avançou esta quarta-feira o Expresso e confirmou a TSF.

Aida Tavares soube que foi afastada do CCB, por volta das 17h00, através de uma chamada telefónica feita pelo Conselho de Administração.

"Disseram que iam abrir uma call para a direção artística, porque achavam que o cargo tinha de ser legitimado. (...) Acabei de saber, estou bastante perplexa (...), acho que não se despede ninguém por telefone", contou Aida Tavares, em declarações à TSF.

"Esta pressa em ser hoje... o dia do despedimento parte de um ato político, porque senão despediam-se daqui a uma semana ou já tinham despedido. Nunca tive sequer uma reunião com a ministra, a minha relação é com o Conselho de Administração", acrescentou. 

O Ministério da Cultura foi dissolvido na nova legislatura de Luís Montenegro. Com estas alterações, Dalila Rodrigues é substituída por Margarida Balseiro Lopes, até agora ministra da Juventude e Modernização.

Balseiro Lopes foi reconduzida no XXV Governo Constitucional, passando a acumular também as pastas da Cultura e Desporto.

Maria Ramos Santos