Camisola vai ser usada no jogo de sábado frente ao SC Braga para comemorar os 40 anos da primeira vitória de Senna na Fórmula 1. Ideia surgiu há um ano
O Estoril Praia surpreendeu com a apresentação do quarto equipamento da temporada. Trata-se de uma camisola de homenagem a Ayrton Senna, no ano em que se comemoram os 40 anos da primeira vitória do icónico piloto brasileiro na Fórmula 1, que aconteceu no Circuito do Estoril a 21 de abril de 1985.
A ideia do clube da linha surgiu há um ano e desde aí que estão a trabalhar para conseguir assinalar o “aniversário redondo” dos 40 anos. António Nobre, diretor de marketing do Estoril, conta à TSF o processo criativo por detrás da camisola: “O objetivo quando entrámos para o Estoril Praia, há um ano e meio, era aproximarmo-nos da comunidade. E na comunidade do Estoril Praia existem muitas histórias e muitas páginas bonitas ainda por explorar, não só o Ayrton Senna, mas também o 007 ter sido inspirado em histórias que aconteceram aqui…E numa dessas ideias existia, obviamente, o icónico Circuito do Estoril e dentro daquilo que é a história do circuito do Estoril a vitória que agora faz 40 anos do Ayrton Senna nesse circuito.”
Depois de sair do papel, foi altura de meter mãos à obra para chegar ao produto final, apresentado esta terça-feira. “Reunimo-nos em maio do ano passado, quando começámos a desenhar. Juntámo-nos a uma agência criativa, a Colure, do Bernardo Fernandes, e dissemos o que queríamos fazer. O Bernardo tinha alguns contactos no mundo do automobilismo e conseguimos chegar ao Instituto Ayrton Senna, que detém a empresa Senna Brands, que é quem gere a imagem e o portfólio. A partir daí foi tudo fácil”, conta.
O quarto equipamento dos canarinhos foi apresentado e foi um sucesso imediato. No Brasil, a notícia foi recebida com muito entusiasmo. E agora, a grande pergunta que todos fazem é: onde posso comprar? A resposta não traz boas notícias: a camisola não está à venda.
“Para nós, não faz sentido haver aqui um lucro associado a uma história tão bonita e estar a comercializar isto. Por outro lado, existe o Instituto Ayrton Senna que é uma empresa e que vende esses produtos, esses serviços, esses licenciamentos. Tem, por exemplo, a série na Netflix. Para nós, é uma coisa que vive muito esta semana e até dia 21, mas que vai ficar por aqui. Daí também só jogarmos um jogo com essa camisola e não ser um equipamento, por exemplo, que possamos usar na próxima temporada, aliás as unidades produzidas são muito reduzidas”, explica António Nobre.
Dentro do plantel, todos querem a nova camisola do Estoril e António Nobre descreveu à TSF o “problema” que tem em mãos: “Neste momento estou barricado no meu gabinete porque se sair aqui para as zonas dos balneários e do treino vou começar a ser abordado pelos 40 jogadores que estão lá em baixo a perguntar quando é que podem, quantas é que podem ficar. Temos jogadores que, por exemplo, vão ficar fora deste jogo por acumulação de amarelos e que já estão muito chateados porque não vão ter a t-shirt com o nome deles.”
Este é o quarto equipamento que o Estoril Praia apresenta este ano. Todos tiveram um impacto positivo junto da comunidade, dos adeptos e até dos colecionadores de camisolas. António Nobre quer “aproximar o Estoril da população”. Com a proximidade geográfica de Sporting e Benfica, os canarinhos têm apostado na proximidade local, “nas histórias bonitas do concelho e da cultura de Cascais” para trazer para o clube.
Para o ano, as expectativas são altas em relação aos equipamentos do Estoril. Para já, está a ser preparada uma colaboração “com um artista local” para os equipamentos. António Nobre quer gerir expectativas porque não sabe se vai conseguir continuar a surpreender, mas garante: “Contem connosco para tentar.”