Futebol

Hat-trick aos cónegos na Páscoa é heresia? Sporting vence Moreirense e é líder isolado provisório

Tiago Petinga/Lusa

Veja os golos. Gyökeres marcou por três vezes e deixou os leões com mais três pontos do que o Benfica, que só joga no sábado

Estamos na Páscoa, uma das celebrações mais importantes da fé cristã, mas Gyökeres não quis saber. Frente aos cónegos do concelho de Guimarães, o sueco não teve piedade e marcou um hat-trick. O Sporting venceu esta sexta-feira o Moreirense por 3-1, na 30.ª jornada da I Liga. Os leões isolaram-se provisoriamente na liderança do campeonato, com mais três pontos do que o Benfica que só joga no sábado.

Os leões abriram o marcador aos 12 minutos. Hjulmand entrou na área pela direita e cruzou tenso para a pequena área. Uma carambola entre jogadores do Moreirense e do Sporting deixou a bola nos pés de Gyökeres que só teve de a empurrar para o fundo da baliza de Kewin Silva.

Aos 25 minutos, o sueco bisou. Trincão arrancou na direção da baliza e, fora da área, tentou o remate que embateu no defesa do Moreirense, mas a bola foi parar ao pior sítio possível: os pés de Gyökeres. O avançado leonino puxou para o pé direito e rematou forte para o segundo golo da partida.

No arranque do segundo tempo, Gyökeres voltou a marcar e com a nova especialidade. Num livre à entrada da área, o sueco rematou forte e para o lado do guarda-redes, fazendo assim o hat-trick.

Aos 56 minutos, o Moreirense reduziu. Frimpong subiu pela esquerda e cruzou tenso para o segundo poste, onde Cedric saltou mais alto do que Maxi Araújo e aproveitou que Rui Silva ficou a meio do caminho para fazer o 3-1.

O jogo terminou com a vitória do Sporting, que assim sobe provisoriamente à liderança isolada do campeonato. O Benfica, agora com menos três pontos do que os leões, joga este sábado frente ao Vitória SC, em Guimarães.

Onze do Sporting: Rui Silva, Quaresma, Diomande, Inácio, Quenda, Morita, Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres e Geny Catamo.

Onze do Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Frimpong, Sidnei Tavares, Ofori, Benny, Alanzinho, Cedric e Yan Sousa.

Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, St. Juste, Pedro Gonçalves, Fresneda, Biel, Ricardo Esgaio, Eduardo Felicíssimo e Arreiol.

Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Michel Santos, Rúben Ismael, Ivo, Asué, Antonisse, Leonardo Buta, Joel Romero e Gilberto Batista.

Rui Oliveira Costa