"Temos qualidade e possibilidade de fazer um bom campeonato, e de ir ultrapassando todos os obstáculos, que são muitos e difíceis", afirmou
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, vaticinou esta terça-feira uma vitória por 2-0 da seleção lusa sobre a República Checa, na primeira jornada do Grupo F do Euro2024 de futebol, destacando a importância de "entrar com o pé direito".
"É importante entrar com o pé direito, fazer um bom jogo e ganhar, para, passo a passo, irmos construindo um percurso que, espero, só acabe no dia 14 de julho [data da final]", afirmou Montenegro, em Leipzig, onde esteve com a comitiva nacional.
O selecionador nacional, Roberto Martínez, revelou, na segunda-feira, que tinha camisas suficientes para ficar na Alemanha durante bastante tempo. Montenegro disse que, se for caso disso, está pronto para fazer o mesmo: "Eu não sei quais são as superstições do nosso selecionador nacional, sei que ele trouxe uma mala cheia de camisas para aguentar até ao dia 14 de julho. Eu não vim preparado para tanto, mas também não é suposto. Estou disponível para, regressando a Portugal, poder também reforçar o meu guarda-roupa para vir mais vezes a mais jogos e poder estar, se for o caso, na final."
O primeiro-ministro, que assistirá ao jogo agendado para as 21h00 locais (20h00 em Lisboa), na Red Bull Arena, considerou que a seleção portuguesa, campeã europeia em 2016, tem qualidade para fazer um bom campeonato da Europa, mas destacou a oposição das outras 23 seleções.
"Temos qualidade e possibilidade de fazer um bom campeonato, e de ir ultrapassando todos os obstáculos, que são muitos e difíceis", disse, acrescentando: "Se há coisa que se tem percebido é que cada vez há mais equilíbrio entre as equipas e nada é garantido", afirmou.
Montenegro destacou o papel do desporto como "uma das formas de expressão maior da identidade nacional", lembrando os milhões que, por todo o mundo, vão assistir à transmissão televisiva do jogo.
"Temos felizmente no desporto uma expressão muito maior do que a temos do ponto de vista territorial e populacional. Somos uma nação pequena, mas grande em muita coisa e em várias áreas. A seleção de futebol é uma referência mundial", referiu.
Montenegro, que se mostrou disponível para regressar à Alemanha caso Portugal ultrapasse a fase de grupos, enalteceu o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e afirmou: "O espírito de grupo, a organização, a qualidade intrínseca dos atletas permite-nos ter otimismo, confiança e esperança".
O primeiro-ministro afirmou ainda ter feito uma combinação com José Pedro Aguiar Branco e Marcelo Rebelo de Sousa, explicando que o presidente da Assembleia da República marcará presença no jogo com a Turquia, da segunda jornada, e que o chefe de Estado assistirá ao encontro com a seleção da Geórgia.
Em Leipzig, Portugal vai tentar somar a sua quarta vitória em jornadas de estreias de Europeus, depois do 3-0 à Hungria, no Euro2020, do 2-0 à Turquia, no Euro2008, e do 3-2 a Inglaterra, no Euro2000.
Esta é a nona participação de Portugal em Campeonatos da Europa, oitava consecutiva.