Política

Cotrim de Figueiredo é candidato à liderança parlamentar dos liberais europeus

O eurodeputado da IL, João Cotrim de Figueiredo Artur Machado/Global Imagens

O eurodeputado da IL refere que a candidatura que apresenta “não é contra ninguém, mas a favor do projeto liberal europeu”

João Cotrim de Figueiredo é candidato à liderança dos liberais europeus, confirmou a TSF. O eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL) vai desafiar Valérie Hayer, principal eurodeputada do presidente francês, Emmanuel Macron.

Num e-mail enviado aos eurodeputados liberais, a que a TSF teve acesso, os copresidentes do Partido da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa, Ilhan Kyuchyuk e Timmy Dooley, congratulam-se e apoiam a candidatura do português. Escrevem igualmente que com Cotrim de Figueiredo a família liberal vai assumir um papel de liderança. As eleições realizam-se esta terça-feira à tarde.

Numa nota enviada às redações, João Cotrim de Figueiredo sublinha que os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renew Europe perdeu mais de 20% dos seus lugares, “são um sinal de que algo precisa de mudar”.

Afirma ainda que a candidatura que apresenta “não é contra ninguém, mas a favor do projeto liberal europeu”, assumindo-se “de forma positiva e focada no futuro”. 

“Estamos conscientes de que a atual liderança parte em vantagem nesta disputa, já que possui experiência e relações duradouras nas estruturas do Grupo e do Parlamento Europeu. No entanto, esta não é a altura de fazer cálculos políticos”, lê-se ainda na nota.

Francisco Nascimento