Outras modalidades

"Celebrar a vida." Portugal organiza Jogos Europeus para Transplantados e espera conquistar medalhas

Facebook/GDTP - Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal

As competições começam este domingo e terminam a 28 de julho

Lisboa vai organizar pela primeira vez os Jogos Europeus para Transplantados. As competições começam no domingo e estão inscritos 520 atletas. Portugal está representado com mais de 30 atletas em 15 modalidades. 

São atletas que já fizeram transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins ou medula óssea. Outros são insuficientes renais em diálise. E agora todos eles testam os limites na natação, atletismo, ténis, ciclismo, voleibol, golfe e triatlo. 

A TSF falou com o vice-presidente do Grupo Recreativo de Transplantados, João Lopes, que organiza esta edição dos Jogos em Lisboa e explica a diferença entre estes atletas e os atletas que vão participar nos Jogos Paralímpicos em Paris.

"Não nos incluímos nas modalidades chamadas paralímpicas, porque a nossa definição de deficiência não tem a ver com uma deficiência. Nós simplesmente tivemos uma segunda oportunidade de vida e a partir daí nasceu a ideia de se criar uns jogos só para estas pessoas para celebrar a própria dádiva e a própria vida que nós recebemos. O conceito dos jogos é realmente celebrar a vida", esclarece o vice-presidente do grupo organizador.

João Lopes também é atleta, neste caso no triatlo, e garante que os portugueses desejam conquistar medalhas nestes jogos, recorrendo ao histórico para sustentar a afirmação: em 2022, em Oxford, Portugal conquistou 16 medalhas.

No entanto, o mais importante é celebrar a vida: "Os jogos são uma boa maneira de mostrar às pessoas que realmente doando pode se dar outra vida às pessoas. E está-se a falar de uma doação pós-morte. Isso é fantástico e a gente nota quando se vai lá fora. Eu fui à Austrália e senti bastante isso. A própria Austrália funciona dessa maneira, as pessoas não são dadoras a partida e foi muito engraçado ver os próprios dadores também a entrarem dentro do campo para realmente chamar a atenção que a doação salva uma vida."

Os Jogos Europeus para Transplantados começam este domingo e vão até 28 de julho.

Fátima Valente