Chamava-se outrora English Bar este autêntico promontório gastronómico. Ganhou com o tempo o nome que todos veneramos e que se deve a José Manuel Cima Sobral. É sem dúvida um dos maiores mestres restauradores da Grande Lisboa e devia estar à frente de uma qualquer academia. Na prática, é isso que acontece, a espetacular sala debruçada sobre a marginal Lisboa-Cascais está sempre a atrair clientela renovada.
Brigadas de cozinha e sala irrepreensíveis nas suas especialidades, produto de excelsa qualidade e receituário próprio, são as garantias sólidas que tornam o Cimas único. Uma simples alcachofra preparada aqui é uma grande experiência, de que falamos depois, pela vida fora. O singelo melão com presunto ibérico adquire sabor especial neste cenário shakespeariano em que nos encontramos.
Nas entradinhas disponíveis, destaco as favinhas com chouriço, deliciosas e assessoradas por bom pão ou torradas. Faz-se aqui o melhor salpicão de gambas e foi aqui que aprendi a gostar de angulas, ou enguias-bebé, em azeite fervente. A sopa de cebola gratinada é um belíssimo começo da refeição, se dispensarmos o debulhe de umas canónicas amêijoas à Bulhão Pato ou de bruxas cozidas. São também conhecidas como santiaguinhos, pela espécie de cruz de Santiago que têm lavrada nas costas. Verdade é que são deliciosas. Como são também as lulas grelhadas com grelos, frescura a toda a prova e alternância de texturas e sabores, sempre tão desejada. Em boa companhia, deixe-se tentar pelo pregado cozido com molho holandês, os peixes de bitolas maiores têm sempre lugar no Cimas.
Se a toada é carnívora e gosta de caça, não deixe fugir a galinhola. É a única que é melhor que a minha, o arranjo em tostas das vísceras migadas e a própria carne da rainha da caça são um regalo. A lebre com feijão é de antologia e merece bem a exploração vagarosa deste prato de raiz popular que muitos evitam por se tratar de um animal necrófago.
O jeito culinário especial que vive na cozinha pode com isso e muito mais. As iscas de fígado de vitela também levam o cunho da casa e o bife do lombo à portuguesa é uma viagem sustentada até ao paraíso. Para terminar a refeição, escolha trouxa de ovos ou blatter tarte. Não há igual num raio de mil quilómetros. Não me lembro da primeira vez que fiz uma refeição no Cimas, mas sei que foram algumas e todas de nível supremo. Sara Sobral, filha de José Manuel, sai ao pai na arte superlativa de bem receber.