Mundo

Ações da Tesla caem mais de 8% em Wall Street

DR

As ações da Tesla seguem a tendência das grandes tecnológicas de Wall Street, que registavam esta segunda-feira quedas acentuadas, com a Apple a perder 5,12%, a Nvidia 3,70%, a Microsoft 3,18% e a Amazon 2,10%

As ações da pioneira em veículos elétricos Tesla desciam esta segunda-feira mais de 8% na bolsa de Nova Iorque, com as vendas de veículos em queda e quando a maior parte das tecnológicas regista fortes descidas em Wall Street.

Às 15h00 (hora de Lisboa), as ações da empresa liderada por Elon Musk, aliado da administração norte-americana de Donald Trump, registavam uma queda de 8,87% para 239,51 dólares.

A Tesla viu consequentemente a sua capitalização bolsista reduzida para metade desde dezembro, após a eleição de Donald Trump, para cerca de 700 mil milhões de dólares.

As ações da Tesla seguem a tendência das grandes tecnológicas de Wall Street, que registavam esta segunda-feira quedas acentuadas, com a Apple a perder 5,12%, a Nvidia 3,70%, a Microsoft 3,18% e a Amazon 2,10%.

Mas a empresa de veículos elétricos tem sido também penalizada por uma forte descida das vendas em vários mercados.

De acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA), a fabricante automóvel vendeu 30.688 veículos na China em fevereiro, uma queda de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.

O mesmo acontece na Europa, onde, apesar do aumento dos registos de veículos elétricos (+34% num ano), as vendas da Tesla caíram para metade no início do ano, segundo os dados publicados no final de janeiro pela Associação de Fabricantes Europeus (ACEA).

Lusa