Política

Sérgio Sousa Pinto coloca-se de fora da lista do PS às legislativas. Era o quarto candidato por Lisboa

Artur Machado/Global Imagens (arquivo)

O PS aprovou a lista de candidatos na última madrugada

Sérgio Sousa Pinto não vai integrar a lista de candidatos do PS às legislativas, avançou o Observador e confirmou a TSF. Deputado há 16 anos, nem sempre alinhado com o partido, coloca-se de fora já depois de a lista ter sido aprovada pela Comissão Política Nacional.

O deputado aparece no quarto lugar da lista por Lisboa, mas ao que a TSF apurou, comunicou nas últimas horas a indisponibilidade a Pedro Nuno Santos, embora tenha aceitado, numa primeira fase, o convite do secretário-geral do PS.

Sérgio Sousa Pinto não concorda com os três candidatos que aparecem à frente dele - Mariana Vieira da Silva, como cabeça de lista, seguida de Miguel Cabrita e Edite Estrela - pelo que pede escusa de uma lista na qual não se revê. 

O também antigo secretário-geral da Juventude Socialista foi eleito deputado, pela primeira vez, em 1995, há 30 anos, embora tenha passado pelo Parlamento Europeu no início dos anos 2000. Conta no currículo com vários confrontos com as direções do PS, não só com Pedro Nuno Santos, mas também com António Costa.

Francisco Nascimento