Futebol

Danilo Luiz, ex-FC Porto, aposta na cultura portuguesa e lança documentário "Benvindo... A Vida"

DR

O documentário conta a história de Benvindo Fonseca, o primeiro homem negro a tornar-se bailarino no Ballet Gulbenkian

O antigo jogador brasileiro do FC Porto Danilo Luiz aposta na cultura portuguesa e estreia, esta sexta-feira, o documentário "Benvindo... A Vida", um retrato de Benvindo Fonseca, o primeiro homem negro a tornar-se bailarino no Ballet Gulbenkian.

Nascido em Moçambique, Benvindo construiu uma carreira no mundo da dança, superou uma lesão grave e lutou contra a adição às drogas.

"A história de Benvindo reflete a de Danilo: dois homens e atletas que, apesar das dificuldades, trabalharam incansavelmente para conquistar o seu espaço e tornar-se referências nos palcos. Ambos mostraram que, independentemente do caminho escolhido, a dedicação e a superação são fundamentais para vencer", refere a plataforma VOZ Futura, responsável pela divulgação do documentário, em comunicado.

O documentário "Benvindo… a Vida" é um projeto muito especial para nós. Queremos dar a conhecer a história do Benvindo, que foi um grande bailarino, às novas gerações. Portugal é um país muito especial para mim e estratégico no desenvolvimento do nosso projeto VOZ Futura, porque uma parte da nossa equipa mora em Portugal e queremos desenvolver mais projetos no país. (Danilo Luiz)

Danilo Luiz é sócio e fundador da VOZ Futura, uma plataforma de comunicação focada em produzir e distribuir conteúdo, com dois pilares: educação e entretenimento.

Abril é o mês da dança e, por isso, o mês escolhido para a estreia do filme do ex-bailarino da Gulbenkian. O documentário de Pedro Pirim e Felipe Cantieri vai ser exibido em várias cidades do país, sempre com a presença de Benvindo Fonseca.

A estreia está marcada para esta sexta-feira, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, mas estará em exibição até maio um pouco por todo o país. Eis as restantes datas de exibição de "Benvindo... A Vida":

5 de abril de 2024 | Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

11 de abril de 2025|Museu Soares dos Reis, Porto

27 de abril de 2025| Cinema Charlot-Auditório Municipal, Setúbal

28 de abril de 2025 |Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

4 de maio de 2025 |Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora

10 de maio de 2025 | Estúdio Municipal de Dança de Peniche

6 de maio de 2025 | Cineclube de Tomar, Tomar

17 de maio de 2025| Fundação Casa de Mateus, Vila Real

Maria Ramos Santos