Também este sábado, os Estados Unidos e o Irão iniciam, em Omã, conversações de alto risco sobre a questão nuclear iraniana
O chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, manteve este sábado conversações com responsáveis de Omã em Mascate, antes das conversações com os Estados Unidos, de acordo com imagens transmitidas pela televisão estatal iraniana.
Abbas Araghchi está em Omã acompanhado pelo ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Políticos iraniano, Majid Takht-Ravanchi, pelo ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Jurídicos iraniano, Kazem Gharibabadi, e pelo porta-voz diplomático, Esmaïl Baghaï, informou a televisão estatal.
Os Estados Unidos e o Irão iniciam este sábado, em Omã, conversações de alto risco sobre a questão nuclear iraniana, após ameaças de uma operação militar dos EUA caso as conversações fracassem.
O enviado dos EUA para o Médio Oriente, Steve Witkoff, e o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, deverão realizar as conversações à porta fechada em Mascate.
As conversações serão as primeiras a este nível entre os dois países inimigos desde que os EUA se retiraram em 2018, durante a primeira presidência de Donald Trump, de um acordo celebrado em 2015 entre o Irão e as grandes potências para supervisionar o seu programa nuclear em troca do levantamento das sanções.
A duração e o formato das negociações permanecem incertos: a Casa Branca afirma que serão negociações diretas “na mesma sala”, enquanto o Irão fala de conversações através dos omanis.
O Presidente Donald Trump adotou uma política de “pressão máxima” contra o Irão e impôs novas sanções contra o seu programa nuclear e o setor petrolífero.
Trump surpreendeu ao anunciar na segunda-feira a realização destas conversações, após semanas de guerra de palavras entre os dois países, que não mantêm relações diplomáticas há 45 anos.