Sociedade

Chuva forte, granizo e trovoada: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo

Patricia de Melo/AFP

O aviso amarelo abrange Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga

A maioria do país está este domingo sob aviso amarelo, devido à chuva forte, granizo e trovoada, que atingem 13 distritos a partir das 09h00, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir das 09h00 deste domingo e até às 15h00, o aviso amarelo abrange Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

O IPMA alerta para “aguaceiros, localmente fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas”.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o IPMA, para este domingo prevê-se “céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde”, bem como “aguaceiros, localmente fortes e acompanhados de trovoadas nas regiões Norte e Centro até meio da tarde, e que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo, tornando-se pouco frequentes a partir do final da tarde”.

A previsão aponta ainda para “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul, rodando para o quadrante oeste a partir da manhã”.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Sagres) e as máximas entre os 13 graus (na Guarda) e os 20 (em Braga, Santarém, Setúbal, Beja e Faro).

Lusa