Mundo

Greve geral na Bélgica com forte impacto na aviação: voos cancelados nos aeroportos portugueses

Joris Smets/AFP (arquivo)

Os transportes públicos também vão ser afetados pela paralisação

Os três maiores sindicatos da Bélgica convocaram uma greve geral, para esta terça-feira, que está a ter impactos nos aeroportos portugueses. Segundo a página da ANA, foram cancelados dois voos no aeroporto de Lisboa: uma partida e uma chegada, ambos da Ryanair. Também em Faro foram canceladas duas chegadas e duas partidas de e para Bruxelas.

A paralisação deverá provocar o caos em todo o país, visto que os aeroportos belgas já confirmaram o cancelamento de centenas de voos. O aeroporto de Bruxelas (Zaventem), o maior da Bélgica, decidiu - após consulta com as companhias aéreas -, não operar quaisquer voos de passageiros para garantir a segurança dos viajantes e dos funcionários. Os voos de chegada também devem "provavelmente" ser cancelados por causa da greve.

O aeroporto de Charleroi, pelos mesmos motivos, também não vai operar as ligações regulares de partida e de chegada durante todo o dia.

Dezenas de milhares de pessoas devem sair às ruas de Bruxelas, esta manhã, em manifestações convocadas pelos sindicatos belgas, que vão protestar contra as reformas económicas e sociais do governo de coligação federal da Bélgica, liderado pelo conservador flamengo Bart De Wever.

O primeiro-ministro, que tomou posse no início de fevereiro, quer limitar o subsídio de desemprego a dois anos e aplicar uma ampla reforma da segurança social, incluindo a eliminação dos regimes especiais e o alinhamento da situação dos funcionários públicos com a do setor privado.

O Governo belga está também a preparar cortes orçamentais significativos no orçamento para 2026, que deveria ser apresentado esta terça-feira. A apresentação do documento foi adiada para a próxima semana.

O Governo está a "implementar um plano brutal: um ataque em grande escala à proteção social, aos serviços públicos, à segurança social e à solidariedade", criticou o movimento intersindical belga.

Os transportes públicos foram também interrompidos em Bruxelas, bem como na Valónia e na Flandres, devido à greve e às manifestações que se vão realizar a nível nacional.

Notícia atualizada às 09h26

Carolina Quaresma