Mundo

Enterrados em valas 54 cadáveres de palestinianos na Faixa de Gaza

A polícia, as autoridades de Deir al-Balah e o Comité Internacional da Cruz Vermelha também participaram do cortejo fúnebre EPA

Estes cadáveres tinham sido entregues há cinco dias pelas autoridades israelitas como parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo islamista Hamas

Os restos mortais de 54 pessoas, cujos corpos não puderam ser identificados, foram esta quarta-feira enterrados em valas de um cemitério no centro da Faixa de Gaza.

Estes cadáveres tinham sido entregues há cinco dias pelas autoridades israelitas como parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo islamista Hamas, que foi promovido por Estados Unidos da América, Egito, Qatar, Arábia Saudita e Turquia, enquanto 15 corpos de 28 dos reféns hebraicos foram também devolvidos.

Os restos mortais, envoltos em mortalhas brancas, foram transportados em ambulâncias e veículos com câmara frigorífica do hospital de Khan Yunis (sul da Faixa de Gaza) para as cerimónias fúnebres em Deir el Balas.

Cerca de 100 profissionais de saúde e dedicados ao apoio humanitário rezaram no local em memória das vítimas, cujos panos tinham números e algumas palavras escritos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

A polícia, as autoridades de Deir al-Balah e o Comité Internacional da Cruz Vermelha também participaram do cortejo fúnebre.

No total, 195 corpos foram devolvidos a Gaza, após a chegada de outros 30 esta quarta-feira. Dos quase 200, 57 foram identificados pelas famílias, através de meio eletrónico posto à disposição pelo Ministério da Saúde local, com imagens dos falecidos e marcas para possível identificação.

Lusa