Sociedade

Ligação fluvial de Cacilhas retoma horário de dias úteis com navios 100% elétricos

Orlando Almeida/Global Imagens (arquivo)

Em declarações à TSF, o presidente da TTSL, Rui Ribeiro Reis, promete ainda mais conforto para os passageiros e garante que o barco vai fazer a travessia de dez em dez minutos nas horas de ponta e, em alguns casos, até menos

A ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré, em Lisboa, vai retomar o horário oficial de dias úteis na segunda-feira com uma frota 100 por cento elétrica, depois de meses com um horário ajustado, anunciou a empresa.

Segundo a Transtejo-Soflusa (TTSL), que tem nova administração desde o dia 13 de outubro, além da realização de mais 38 carreiras, o serviço terá mais 75 mil lugares, por mês, com a operação simultânea de navios a diesel e navios 100% elétricos que permitirá o transporte de 540 passageiros e de 20 bicicletas, por viagem.

Em declarações à TSF, o presidente da TTSL, Rui Ribeiro Reis, promete ainda mais conforto para os passageiros: "A partir de segunda-feira, todos os nossos cidadãos que fazem a travessia entre o Cais do Sodré e Cacilhas e entre Cacilhas e o Cais do Sodré, a partir das 07h15, terão oportunidade de constatar isto."

O barco vai fazer a travessia de dez em dez minutos nas horas de ponta e, em alguns casos, até menos: "Neste momento, em Cacilhas, temos ofertas de manhã que são de 15 em 15 minutos e superiores em muitos casos a 15 minutos. Neste caso, na hora de ponta da manhã e de fim de tarde, o mínimo da oferta que daremos é de dez em dez minutos. Mas temos horários onde a oferta é inferior a dez minutos."

A empresa, anteriormente liderada por Alexandra Ferreira de Carvalho, é agora presidida por Rui Ribeiro Reis, eleito para o mandato 2025-2027.

Em comunicado, a empresa adianta que após a receção do último navio 100% elétrico, o "Peneireiro-Cinzento", é agora reforçada a oferta numa das ligações fluviais que mais passageiros transporta entre as margens do Tejo.

"São cerca de 20 mil as pessoas que irão usufruir, diariamente, de viagens mais cómodas e sustentáveis", refere a empresa em comunicado adiantando que esta operação mista "constitui um contributo para a promoção da mobilidade sustentável no rio Tejo, através da redução do impacto ambiental do serviço público de transporte, permitindo alcançar ganhos em eficiência energética, reduzir a pegada carbónica e melhorar significativamente a experiência da viagem fluvial".

Segundo a TTSL, o novo catamarã, o "Peneireiro-Cinzento, tem 40.15 metros de comprimento e 12.00 metros de largura e será capaz de transportar 540 passageiros em lugares sentados, distribuídos por dois salões

Numa resposta enviada à agência Lusa, a empresa explicou que o 10.º navio deverá estar a operar em meados de dezembro.

A Transtejo Soflusa (TTSL) é responsável pelas ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas (Almada), Barreiro e Trafaria/Porto Brandão (Almada), no distrito de Setúbal, e Lisboa.

TSF/Lusa