Sociedade

"Passados 27 meses, acordo ainda estar por concluir." Greve de revisores da CP pode afetar circulação de intercidades e alfa pendulares

(Mário Vasa) Mário Vasa (arquivo)

O pré-aviso de greve refere ainda matérias "relativamente à segurança da circulação de comboios"

Os revisores da CP entram esta segunda-feira numa greve parcial e alguns comboios intercidades e alfa pendulares podem não circular até ao dia 13.

"O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, sindicato que representa a grande maioria dos revisores da CP, em julho de 2023 deu-lhes um acordo com o Conselho de Administração, entre outras matérias, uma diminuição das escalas de serviço, no fundo, o tempo de trabalho destes trabalhadores viria a ser melhorado. Passados 27 meses, o acordo ainda estar por concluir, nomeadamente nos revisores que realizam comboios intercidades entre Lisboa e Porto", explica à TSF o presidente do sindicato, Luís Bravo.

O sindicalista refere que "foi enviado um pré-aviso de greve" no qual o "incumprimento desse acordo" é uma das justificações, "bem como outras matérias" que o sindicato tem alertado a empresa "relativamente à segurança da circulação de comboios".

"No fundo, é uma greve parcial, localizada e limitada a este tipo de serviço. Poderão não circular alguns intercidades e alguns alfa pendulares", remata Luís Bravo.

A greve parcial começa esta segunda-feira e vai durar até dia 13 de novembro. O presidente do sindicato, Luís Bravo, sublinha, contudo, que esta greve não vai afetar a circulação dos comboios urbanos, porque limita-se aos de longo curso: intercidades e alfa pendulares.

Inês Cortez