Em declarações à TSF, Pedro Sousa, meteorologista do IPMA, admite que o mapa do país está "mais complicado do que é habitual", uma vez que existem avisos para várias variáveis
O Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) prolongou o aviso laranja devido à precipitação até às 12h00 desta quarta-feira no interior e sul de Portugal.
Estão agora pintados de laranja os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Vila Real devido à chuva. Já os restantes distritos de Portugal continental encontram-se sob aviso amarelo.
Em declarações à TSF, Pedro Sousa, meteorologista do IPMA, admite que o mapa do país está "mais complicado do que é habitual", uma vez que existem avisos para várias variáveis.
Igualmente sob aviso laranja, mas desta vez por agitação marítima, estão os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria, até às 09h00 de quinta-feira.
"Temos bastantes avisos emitidos", reconhece o meteorologista, que acrescenta que, nos distritos litorais, a "parte mais severa já passou".
Nota ainda a elevada atividade elétrica provocada pela "instabilidade" atmosférica, que afetou sobretudo a zona de Lisboa durante a madrugada - sendo que o IPMA registou mais de 30 mil descargas elétricas nas últimas 24 horas - e que, neste momento, ainda persiste no interior.
"Daí o motivo dos avisos de nível laranja continuarem em vigor nessas regiões e durante mais umas horas", assinala.
Uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte está a atravessar Portugal continental, provocando chuva, trovoadas e vento. A madrugada desta quarta-feira foi palco de fenómenos meteorológicos particularmente adversos.
Durante a passagem da frente fria, as rajadas poderão atingir 80 quilómetros por hora no litoral e 110 quilómetros por hora nas terras altas das regiões norte e centro, estando em vigor aviso amarelo de vento para estas zonas.
O IPMA prevê ainda aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas do quadrante oeste de quatro a cinco metros, podendo temporariamente atingirem entre os cinco a seis metros entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira.