Veja os golos. Os portistas estiveram quase sempre por cima, mas sofreram primeiro e o máximo que conseguiram foi a igualdade
O dragão constipou-se e não conseguiu cuspir o fogo que devia. O FC Porto empatou (1-1) esta quinta-feira com o Utrecht na quarta jornada da Liga Europa, e perdeu uma boa oportunidade para se chegar aos lugares cimeiros da fase de liga da competição.
Os dragões tomaram conta do jogo desde o início, mas desperdiçou as várias oportunidades que somou na primeira parte. Contudo, foram surpreendidos pelo golo de Miguel Rodríguez no arranque da segunda e só conseguiram o empate por Borja Sainz, desperdiçando o facto de terem jogado a última meia hora com mais um jogador.
Entre jogos teoricamente complicados para o campeonato, depois da vitória complicada frente ao SC Braga e antes da deslocação a Famalicão, Francesco Farioli promoveu várias alterações ao onze. Diogo Costa, Bednarek e Pepê foram os únicos resistentes, com Martim Fernandes, Prpic, Zaidu, Pablo Rosario, Eustaquio Gabri Veiga, Borja Sainz e Deniz Gül a entrarem de início nos Países Baixos.
Os dragões criaram perigo pela primeira vez aos 12 minutos, com uma jogada muito bem construída por Deniz Gül e Stephen Eustáquio, com o luso-canadiano a isolar Gabri Veiga, mas o remate do galego saiu ligeiramente ao lado da baliza neerlandesa.
Pouco depois, Borja Sainz apareceu isolado e ultrapassou o guarda-redes, mas, já com pouco ângulo para o remate, decidiu servir um colega e a grande oportunidade perdeu-se.
Aos 35 minutos, mais uma boa jogada construída pelo FC Porto e Borja Sainz assitiu Gabri Veiga para um remate perigoso, mas defendido por Barkas.
Já perto do intervalo, Pepê deixou Eustáquio em excelente posição para rematar, mas quis puxar para o pé esquerdo e atirou em esforço para defesa do guarda-redes grego do Utrecht.
No arranque da segunda parte, os dragões foram surpreedidos. El Karouani enganou toda a gente num livre e, em vez de cruzar para a área ou rematar, deu rasteiro para Miguel Rodríguez, que, dentro da área, rematou para o fundo da baliza portista.
Os dragões não conseguiram reagir de imediato, mas aos 66 minutos tiveram uma dupla alegria. Gabri Veiga recuperou a bola em zona subida, combinou com Deniz Gül e rematou para uma grande defesa de Barkas, mas Borja Sainz aproveitou para marcar na recarga. Na sequência, Gabri Veiga quis ir buscar a bola para a repor em jogo rapidamente, desentendeu-se com o guarda-redes do Utrecht que, na opinião do árbitro, agrediu o médio portista e foi expulso.
Os dragões tentaram de várias maneiras, desde remates exteriores de Gabri Veiga e Borja Sainz a cruzamentos para a área, mas não conseguiu voltar a marcar. Com o empate, o FC Porto chegou aos sete pontos na Liga Europa, estando provisoriamente na nona posição.
Onze do Utrecht: Vasilios Barkas, Siebe Horemans, Nick Viergever, Didden, Souffian El Karouani, Gjivai Zechiël, Dani de Wit, Alonzo Engwanda, Miguel Rodríguez, David Min e Derry Murkin.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Jan Bednarek, Dominik Prpic, Zaidu, Pablo Rosario, Stephen Eustáquio, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Deniz Gül.
Suplentes do Utrecht: Brouwer, Gadellaa, Van der Hoorn, Finnsson, Van den Berg, Bozdogan, Catheline, Igbal, Blake, Jonathans, Eerdhuijzen e Haller.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa, Jakub Kiwior, William Gomes, Victor Froholdt, Samu, Francisco Moura, Alberto Costa, Alan Varela, Tomás Pérez, Ángel Alarcón e Rodrigo Mora.