Sociedade

"Cancro e alimentação." IPO de Lisboa recebe a chef Tia Cátia para falar sobre nutrição em doentes oncológicos

Adelino Meireles (arquivo)

O coordenador do grupo de trabalho da literacia em saúde explica que o grande objetivo desta conversa sobre alimentação é "descomplicar" a nutrição e o cancro

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa recebe esta segunda-feira a chef Tia Cátia para mais uma sessão de "Conversas no IPO", com o tema "cancro e alimentação".

Em declarações à TSF, Fábio Costa, coordenador do grupo de trabalho da literacia em saúde, revelou que o IPO de Lisboa vai inaugurar uma sala para dar privacidade a pessoas com ostomia, uma abertura para o exterior do corpo que permite a eliminação de fezes e urina, e alimentação por sonda.

A escolha do tema deriva "das necessidades das pessoas" com quem o IPO contacta. Os mitos relacionados com a nutrição em doentes oncológicos e os cuidados a ter são uma motivação para as conversas.

Fábio Costa explica que a chef Tia Cátia é uma testemunha de alguém que já passou por uma patologia oncológica, o que motivou a escolha do IPO. O grande objetivo desta conversa sobre alimentação é "descomplicar" a nutrição e o cancro.

Esta é a segunda sessão a ser realizada pelo IPO de Lisboa. O público-alvo não são só os doentes oncológicos e familiares, como também o público em geral.

As conversas são bimestrais. A próxima sessão é em janeiro com a temática oncoestética, para o enfermeiro este é "um tema essencial" para as pessoas que vivem uma patologia oncológica.

TSF